Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Nova Nissan Frontier para os EUA é muito mais antiga do que parece

Os modelos tiveram profundas reformulações visuais, mas mantêm quase a mesma base mecânica da geração lançada no Brasil em 2017

Por Gabriel Monteiro Atualizado em 4 fev 2021, 21h25 - Publicado em 4 fev 2021, 21h23
Nissan Frontier 2022 no deserto
Divulgação/Nissan

A Nissan parece ter conseguido fazer mágica com a Frontier e com o Pathfinder vendidos nos Estados Unidos. A nova onda de reformulações denominada de Nissan Next, da qual fazem parte os novos Kicks e Sentra, foi completada pela apresentação do SUV e da picape média renovados.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

Não, não se trata de uma nova geração. O ponto de partida para a nova picape foi o mesmo chassi da Frontier que foi vendida no Brasil entre 2006 e 2017. E mesmo assim está mais tecnológica e ganhou design muito mais agressivo e robusto que o da geração mais nova, vendida no Brasil.

Nissan Frontier 2022 no deserto
Divulgação/Nissan

A impressão de um veículo maior foi muito bem explorada pelo departamento de design. Estruturalmente, as mudanças foram bem discretas. Ela mantêm a mesma distância entre-eixos de 3,2 metros, mas ganhou cerca de 12 cm no comprimento.

Contrariando o visual parrudo, o anúncio prevê uma capacidade de reboque de apenas 3.048 kg, valor que não é muito impressionante na categoria.

caçamba Nissan Frontier 2022
Divulgação/Nissan

Os detalhes cromados na grade, característicos da sua antiga geração e da maioria dos modelos da fabricante, foram abandonados para dar um tom muito mais sóbrio para a dianteira com uma grade escura e novos faróis e DRLs em full led.

  • O novo conjunto óptico de arquitetura mais geométrica antecipa todo o conceito da caminhonete que recebeu linhas mais retas e, de certa forma, rudimentares, que trazem um ar mais aventuresco e resistente para o projeto.

    Dianteira da nova Nissan Frontier 2022
    Versão PRO-4X recebe par de ganchos de reboque e tem placa de aço no lugar do para-choque dianteiro Divulgação/Quatro Rodas

    O chassi é o mesmo, mas com uma série aprimoramentos para melhorar a condução da Frontier. O sistema de amortecimento foi todo revisto com direito a adição de uma barra estabilizadora no conjunto traseiro. Os suportes hidráulicos da cabine também foram incrementados e prometem uma condução mais controlada até em terrenos mais acidentados.

    Pneu da nova Nissan Frontier 2022
    Divulgação/Nissan

    O motor estreou na linha 2020 e ainda é novo. Trata-se de um V6 3.8 com injeção direta de 314 cv e 38,8 kgfm. Todas as versões serão oferecidas com um câmbio automático de nove velocidades.

    Falando de versões, a Nissan divulgou que a Frontier poderá ser adquirida nos acabamentos S, SV PRO-X e PRO-4X nas carrocerias de cabine estendida e dupla, mas não foram especificados valores e nem quais equipamentos atenderão a cada um deles nos Estados Unidos.

    Continua após a publicidade
    Cabine da nova Nissan Frontier 2022
    Nova central multimídia de oito polegadas tem conectividade com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto Divulgação/Nissan

    O que sabemos é que o carro estará bem mais seguro com o incremento do sistema Nissan Safety Shield, um pacote de assistências que inclui frenagem de emergência, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, sensores de colisão e farol alto automático e sensor de tráfego traseiro. Todos esses itens estarão inclusos desde a versão de entrada.

    Nissan Frontier 2022 no deserto
    Dianteira ganhou novos faróis, capô e DRLs que complementam o desenho da grade. Divulgação/Nissan

    Derivado da Frontier, o SUV Pathfinder também ganhou uma atualização mais “musculosa” e com cara de poucos amigos inspirada em sua primeira geração.

    O crossover segue a identidade visual atualizada da empresa com uma nova grande grade contornada em “u” com detalhes cromados. Os novos faróis ficaram mais estreitos e, como em outros modelos, os DRL’s integram-se ao desenho da grade para formar a dianteira do novo Pathfinder.

    Traseira do novo Nissan Pathfinder 2022
    Traseira ganhou grande escrita com o nome do modelo e faróis mais estreitos. Divulgação/Nissan

    A traseira ganhou uma grande inscrição com o nome do modelo e faróis muito mais finos que os anteriores que invadem a tampa do porta-malas. Ele será oferecido em versões de sete ou oito lugares com acabamento interno totalmente reformulado.

    Interior do novo Nissan Pathfinder 2022
    Pathfinder agora têm central multimídia flutuante de oito polegadas de série. Divulgação/Nissan

    O pacote Nissan Safety Shield acompanha as novidades.  No painel, uma nova central multimídia flutuante de nove polegadas chama a atenção. De série, o aparelho oferece conectividade para Android Auto e Apple CarPlay.

    Seletor de modos de condução com sete configurações de direção e terreno, e, nas versões mais caras, head-up display e painel de instrumentos digital são outras adições para o modelo.

    Segundo a Nissan, o comprador ainda terá a opção de incrementar seu crossover com um sistema de som Bose de treze alto-falantes.

    Segunda fila de bancos do Nissan Pathfinder 2022
    Opção de sete lugares inclui um console central removível na segunda fileira de bancos. Divulgação/Quatro Rodas

    Mesmo que as mudanças estéticas e tecnológicas sejam animadoras, é importante destacar que o novo Pathfinder 2022 também mantém a mesma arquitetura da geração anterior e o motor V6 3.5 de 284 cv e 35,8 kgfm ainda é o padrão. A novidade fica por conta da transmissão que deixa de ser CVT para adotar um câmbio automático de nove velocidades.

    Os dois modelos anunciados têm lançamento previsto para o segundo trimestre de 2022 no mercado americano.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741
    arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade