Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novos Kia EV3 e EV4 são elétricos acessíveis e com até cânhamo no painel

Montadora coreana está apostando em carros de baixo custo para bater meta de eletrificação e superar Tesla e gigantes chinesas

Por João Vitor Ferreira
12 out 2023, 18h35

A Kia tem um projeto de venda ambicioso para os seus elétricos. A meta da empresa é bater um milhão de unidades do tipo vendidas até 2026, chegando à produção anual de 1,6 milhão até 2030.

Para tal, a montadora sul-coreana usou o seu EV Day para apresentar dois próximos lançamentos: o SUV compacto EV3 e o sedan EV4, ainda em fase de conceito. Nessa nova empreitada, a Kia apostará em modelos mais populares para brigar com Tesla e as gigantes chinesas, com uma faixa de preço entre os U$ 30.000 e U$ 80.000, ou R$ 150.000 e R$ 400.000, aproximadamente.

Kia EV4
Kia EV4 (Kia/Divulgação)

Os dois conceitos seguem uma linguagem visual muito parecida, que já pode ser vista em outros elétricos da marca. Inclusive, a própria Kia está categorizando o EV3 como um “mini-EV9”, por ser muito semelhante ao SUV de 5 m de comprimento que está confirmado para o Brasil.

Continua após a publicidade
Kia EV3
Kia EV3 (Kia/Divulgação)

A inspiração é nítida e não se restringe apenas ao SUV compacto. O sedã EV4 também traz, na dianteira, as luzes laterais finas e verticais e a linha preta que contorna a ponta do capô. O EV3 vai mais além, tendo para-choque com desenho muito semelhante ao do EV9 mas que aparenta ser um pouco mais simples, reforçando sua vocação de veículo mais urbano.

A semelhança entre EV3 e EV9 continua ao redor da carroceria. Os dois projetos trazem dianteira arredondada e elevada, com poucas linhas retas, que se concentram na lateral. As lanternas traseiras do compacto também são verticais e avançam um pouco em direção ao centro, com caída mais acentuada que o irmão na parte superior da área envidraçada.

Continua após a publicidade
Kia EV4
Kia EV4 (Kia/Divulgação)

Enquanto isso, o sedã tem uma outra proposta. Seu capô tem vincos nas laterais e passa uma postura mais imponente para o carro. Há menos linhas arredondadas e as formas mais retas tomam conta do design, para deixá-lo com um ar mais esportivo.

Infelizmente, ainda não temos detalhes das motorizações dos dois conceitos. Eles devem ser montados sobre a plataforma E-GMP, que já conhecemos não só pelo EV9, como também pelo EV6 e os Hyundai Ioniq 5 e 6.

Kia EV3
Kia EV3 (Kia/Divulgação)

 Isso possibilita a eles uma variedade bem grande de combinações de baterias e motores. Usando o EV9 como exemplo, em sua versão com maior alcance, ele usa baterias de 99,8 kWh e tem 509 km de alcance, mas “apenas” 203 cv. Já na versão com maior potência, ele usa o mesmo pacote que alimenta dois motores para gerar 383 cv. Há ainda uma variante intermediária, com bateria de 76,1 kWh, um motor traseiro (assim como a primeira) e 218 cv.

Kia EV4
Kia EV4 (Kia/Divulgação)

Por dentro, os dois conceitos prometem agradar os adeptos do veganismo. Apostando em uma pegada ecológica, a Kia utilizou fibra natural nos bancos do EV3, enquanto o console central é feito de um material concebido a partir de micélios —  que a grosso modo são como as raízes dos cogumelos —  usando um processo chamado biofabricação. 

Compartilhe essa matéria via:

 

O painel do EV4, por sua vez, é feito a partir das fibras de cânhamo, uma variante da Cannabis sativa — sim, a maconha — que tem como vantagem o cultivo rápido e barato. Para o tecido do sedã, a Kia optou por algodão 100% reciclado e tingido a partir de cascas de nozes e rúbia.

Kia EV3
Kia EV3 (Kia/Divulgação)

Outro detalhe comum entre os dois é a iluminação interna. Para o EV3, a Kia divulgou que o conjunto busca trazer mais suavidade, combinando com a estética minimalista para trazer um “bem-estar emocional.”

Continua após a publicidade

No EV4 a proposta aparenta ser um pouco mais sofisticada, com o motorista podendo alternar entre diferentes modos que alteram não só a iluminação, como também os padrões de ventilação.

Kia EV4
Kia EV4 (Kia/Divulgação)

Falando de tecnologia, nos dois conceitos vemos uma tela integrada, que não teve seu tamanho divulgado, e é um pouco mais estreita do que a do EV9. O que chama atenção é a ausência de botões, tanto no painel como no console central, enquanto o volante assume um formato mais achatado.

Mesmo em fase de conceito, o lançamento dos dois novos modelos está próximo. A Kia planeja o EV3 já em 2024, enquanto o EV4 não tem data para estrear, mas não deve demorar. Além deles, a montadora também divulgou que pretende lançar um carro ainda menor, que será batizado de EV2.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.