A Volkswagen está aos poucos mostrando mais versões especiais da oitava geração do Golf. Agora foi a vez da GTI Clubsport, uma variante mais afinada (e potente) do conhecido GTI que nunca tivemos por aqui.
O motor 2.0 turbo de quatro cilindros é o mesmo, mas retrabalhado para entregar bons 300 cv, ante os 245 cv do GTI “normal”. O torque chega a 40,7 kgfm, três a mais do que o GTI.
Segundo a marca, o Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Além da potência maior, o câmbio de dupla embreagem e sete marchas da nova versão tem relações mais curtas, que favorecem a agilidade do conjunto.
A transmissão também tem uma novidade: o diferencial ganha bloqueio eletromecânico, mais eficiente que o eletrônico do GTI. O sistema é ajustado pelos diferentes modos de condução. Além das habituais configurações Sport e Comfort, há um modo específico para o circuito de Nürburgring.
A suspensão também passou por melhorias, com novos componentes específicos para o Clubsport, bem como os freios, agora com pinças de dois pistões. ABS e controles de tração e estabilidade também foram calibrados para a versão.
Por fora, a versão se diferencia pelos para-choques especiais, belas rodas de 19 polegadas e um spoiler traseiro dividido em duas partes. Na lateral, um grafismo na base das portas também identifica o Clubsport. Dentro, a VW foi mais discreta e manteve tudo quase igual ao GTI. De diferente, apenas a padronagem dos bancos.