Abril Day: Revista em casa a partir de 9,90

Novo Toyota RAV4 estreia apenas híbrido, mais equipado e com até 324 cv

Sexta geração descarta versões com motor 2.5 puro para focar nas variantes HEV e PHEV

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 22 Maio 2025, 10h01 - Publicado em 21 Maio 2025, 09h56
Toyota RAV4 2026
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Toyota RAV4 é, sem exagero, o carro mais importante para a marca na atualidade. O SUV médio foi o modelo mais vendido da empresa em 2024, superando o Corolla. Isto mostra o desafio que era desenvolver a sexta geração do utilitário, que acaba de ser revelada oficialmente.

Com a linha de plataformas modulares TNGA, a Toyota chegou a um momento em que investe apenas em atualizações da arquitetura ao invés de trocar a base por completo. Foi o caso do RAV4, que manteve a plataforma TNGA-K, reforçando a estrutura e adicionando um adesivo na carroceria para reduzir as microvibrações e ruídos.

Toyota RAV4 2026
(Divulgação/Toyota)

Sem ter que mexer muito na parte estrutural, o foco foi para o restante do veículo. Seu design vai gerar muitas discussões. Embora o formato da carroceria seja bem próximo do atual, o seu estilo é bem diferente do atual e de quase todo o portfólio da Toyota. Trouxe a ideia dos faróis em forma de “U” usados nos últimos lançamentos, como o novo Camry, com uma tecnologia full-led.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para dar um ar de robustez, adotou uma enorme grade retangular que vai até o para-choque e, logo acima, está uma pequena peça plástica fechada com o logo da Toyota. Os designers abusaram das linhas fortes e diferença de níveis entre as peças para que pareça mais parrudo.

Toyota RAV4 2026
(Divulgação/Toyota)

A traseira está com lanternas bem compridas e mais arredondadas, ao invés do formato retangular das anteriores. Seu desenho faz com que integre bem ao contorno do vidro traseiro e terminam em uma pequena área preta com o nome do carro por extenso.

Continua após a publicidade

Enquanto o exterior é um tanto exagerado nos detalhes, o mesmo não pode ser dito do interior, onde a Toyota resolveu fazer uma simplificação na quantidade de botões, principalmente no console central. Um exemplo é o controle do ar-condicionado, que perdeu os comandos físicos e agora ficam na central multimídia, posicionados permanentemente na parte inferior.

Toyota RAV4 2026
(Divulgação/Toyota)

Uma antiga fraqueza da fabricante, a tecnologia embarcada foi uma preocupação. A Toyota diz que deu um passo na direção de ter um veículo “totalmente definido por software” com a adição do sistema Arene, usado na multimídia. Promete ter todas as funções modernas de conectividade e ainda recebeu a versão 4.0 do Toyota Safety Sense, o pacote de itens de segurança e auxílios à condução da marca – que ainda não foi detalhado.

Continua após a publicidade
Toyota RAV4 2026
(Divulgação/Toyota)

Como a plataforma não mudou muito, toda a diferença no tamanho veio da própria carroceria. O entre-eixos é o mesmo, medindo 2,69 metros. O comprimento chega a 4,62 m, apenas 2 cm a mais que o antecessor, enquanto a altura agora é de 1,72 m, 12 cm a mais. O porta-malas ganhou um pouco mais de capacidade, passando de 733 litros para 749 l, graças ao novo desenho dos bancos traseiros.

Abraçando cada vez mais a eletrificação, o RAV4 perdeu as versões com motor a combustão puro, passando a ter um sistema híbrido em todas as configurações. É sempre equipado com o conhecido motor 2.5 aspirado, disponível tanto com a tecnologia híbrida plena (HEV) quanto híbrida plug-in (PHEV).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.