A Volkswagen divulgou os preços e versões para a segunda geração do Tiguan, que chega em maio no mercado brasileiro.
QUATRO RODAS já havia dirigido a novidade no começo de 2017 e nossa previsão de preço inicial bateu com os valores oficiais (leia aqui a avaliação).
Importado do México, teremos por aqui três configurações (de 5 e 7 lugares) e duas opções de motor.
- Tiguan Allspace 1.4 TSI 250 (5 lugares): R$ 124.990
- Tiguan Allspace 1.4 TSI 250 Comfortline (7 lugares): R$ 149.990
- Tiguan R-Line 2.0 TSI 350 (7 lugares): R$ 179.990
De série, a versão de entrada tem rodas de liga leve aro 17″, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de estacionamento elétrico com Auto-Hold, central multimídia com tela de 8″, ar-condicionado automático de três zonas, retrovisor interno fotocromático, sensor de chuva, entre outros equipamentos.
A partir da versão Comfortline há bancos de couro, rodas aro 18″, bancos dianteiros elétricos, terceira fileira de assentos, faróis e lanternas com leds e câmera de ré.
Só a versão R-line tem quadro de instrumentos digital, rodas aro 19″, porta-malas com abertura elétrica, sistema de estacionamento automático, reconhecimento de pedestres, partida sem chave, oito modos de condução e piloto automático adaptativo.
O Tiguan tem importância estratégica para a marca, pois dá início à entrada da empresa (ainda que bastante tardia) no segmento mais importante do momento – do dos SUVs.
A nova geração ganha imponência, com dianteira robusta e elevada. Ou seja, troca o visual cosmético da geração antiga pelo layout parrudo dos pesos pesados da marca, como Amarok e Touareg.
As duas versões 1.4 são flex (podem utilizar gasolina ou etanol) e terão câmbio DSG de 6 marchas. Mas há uma novidade: agora o sistema de dupla embreagem é banhado a óleo.
A novidade põe fim ao efeito “lata de parafusos” que assolava os 1.4 turbo até então, nos quais a caixa era do tipo seca, com um sem-fim de reclamações a respeito do barulho.
A versão 350 TSI terá DSG de 7 marchas. Ela segue com a configuração banhada a óleo e tração integral (4×4) 4Motion.
O motor 1.4 flex turbo desenvolve 150 cv e 25,5 mkgf, enquanto o 2.0 turbo (a gasolina) conta com 220 cv e 35,7 mkgf. É o torque dos dois motores em Newton-Metro (250 NM e 350 NM, respectivamente) que define a nomenclatura de cada motorização.
Maior que o Tiguan da primeira geração, o SUV passa a concorrer com outras novidades do mercado, como o Chevrolet Equinox e os novos Peugeot 5008 e Honda CR-V (cuja reestilização acaba de ser apresentada).
Também entram na briga o Jeep Compass e Peugeot 3008. Você pode ler aqui um comparativo exclusivo entre Equinox e Compass.
Até 2022, a Volkswagen prevê aumento de 70% no segmento de SUVs, por isso planejou o lançamento de 5 veículos desta categoria para os próximos anos – já incluindo o Tiguan Allspace.