Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo SUV chinês tem motor de Volvo XC90 e design fora do comum

O Lynk & Co 09 é o SUV premium da subsidiária da Geely e o primeiro veículo do grupo a usar a plataforma SPA da Volvo

Por João Vitor Ferreira 17 dez 2021, 12h41
Lynk & Co. 09 frontal off-road
Lync & Co./Divulgação

Um dos maiores grupos automotivos da China, a Geely já expandiu seu nome para além da grande muralha, adquirindo grandes nomes da indústria para seu império. Talvez, a sua mais famosa aquisição foi a Volvo, que pertence aos chineses desde 2010.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Agora, essa união parece estar trazendo novos frutos para Geely, que tinha a má fama de copiar outros modelos (vide o caso do Geely GE). Lançado pela Lynk & Co., marca global do conglomerado chinês, o 09 é um SUV inspirado no XC90, da Volvo.

TRASEIRA Lynk & Co. 09
A apresentação do SUV 09 faz parte da comemoração do quinto aniversário da Lync & Co. Lynk & Co./Divulgação

O 09 é o primeiro carro da montadora chinesa a utilizar a plataforma SPA criada pela Volvo. Logo, ele apresenta a mesma motorização híbrida do “primo” sueco, com motor 2.0 que pode se unir ao sistema híbrido leve, gerando 253 cv, ou ao híbrido plugin, que oferece 430 cv. Em ambos os casos, a transmissão é automática de oito velocidades. 

Continua após a publicidade

Se na parte mecânica o 09 é idêntico ao XC90, o visual tem suas particularidades. Começando pela dianteira, onde o SUV chinês tem faróis circulares bem altos, passando a linha do capô, e uma grade em forma de “T” com barras verticais e outros dois conjuntos de luzes nas extremidades. Um visual um tanto diferente, à primeira vista.

Lynk & Co. 09 painel
Assim como nos Volvo, painel tem visual limpo Lynk & Co./Divulgação

Por outro lado, a traseira tem design mais comum, mas não menos chamativo. As luzes se estendem até o meio do porta-malas e são separadas pelo nome da marca. As quatro saídas de escapamento trazem um pouco mais de esportividade.

O interior, principalmente o console central, é bem parecido ao do SUV sueco. O console central tem quase o mesmo layout, inclusive, com uma alavanca de câmbio reduzida e porta-treco à direita. O painel digital também segue bem semelhante. A maior diferença está na parte central, com um controlador para o ar-condicionado e central multimídia com tela horizontal – no XC90 ela é vertical.

todos os bancos Lynk & Co.09
O SUV oferece a configuração para seis ou sete lugares Lynk & Co./Divulgação

Apresentado primeiro em abril durante o Xangai Auto Show, o 09 será um SUV premium, e ficará entre os veículos da Geely e Volvo. Na China, onde será vendido primeiro, ele chega pelo preço de 265.900 yuans, algo próximo aos R$ 233.000. Vale lembrar que a Lynk & Co. é uma marca mundial, então é bem provável que o 09 chegue à outros mercados onde a empresa já atua, como Holanda e Alemanha.

Compartilhe essa matéria via:

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

capa

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)