Novo Seat Ibiza antecipa como será o próximo VW Gol

Com dimensões maiores e mais refinada, plataforma MBQ A0 será utilizada na próxima geração do carro brasileiro

Hatch é o primeiro carro do grupo VW a utilizar a plataforma MBQ A0 Hatch é o primeiro carro do grupo VW a utilizar a plataforma MBQ A0

Hatch é o primeiro carro do grupo VW a utilizar a plataforma MBQ A0 (divulgação/Internet)

Marca espanhola pertencente ao grupo Volkswagen, a Seat revelou oficialmente o novo Ibiza na Europa. O hatch compacto é o primeiro modelo do conglomerado a utilizar a nova plataforma MQB A0, que em seguida também será aplicada no VW Polo europeu, Skoda Fabia e na próxima geração do VW Gol — esperada para ser apresentada no Brasil ainda no primeiro semestre.

Embora tenha o visual inspirado no Seat Leon (o hatch médio da marca), a quinta geração do Ibiza adianta as proporções que deverão ser adotadas no novo Gol, como a distância entre-eixos de 2,56 metros (o atual tem 2,46 m) e o porta-malas com 355 litros de capacidade de total (contra os 285 litros do modelo existente).

Frente do novo Ibiza segue a identidade Seat, com linhas mais afiladas Frente do novo Ibiza segue a identidade Seat, com linhas mais afiladas

Frente do novo Ibiza segue a identidade Seat, com linhas mais afiladas (/)

As mudanças devem melhorar a vida a bordo do hatch. Atualmente com um comprimento de 3,89 m, o novo Gol deverá ultrapassar os 4,10 m. Ele também ficará mais refinado e caro, liberando espaço para o Up! e se sobrepondo ao Fox, que já foi descontinuado na Europa.

Cabine Novo Seat Ibiza Painel traz desenho horizontal, como já visto em outros modelos VW

Painel traz desenho horizontal, como já visto em outros modelos VW (Divulgação/Seat/)

Enquanto o Ibiza traz a identidade visual da Seat, marcada por vincos e ângulos agudos, é esperado que o Gol tenha linhas mais sóbrias e retilíneas típicas da Volkswagen. O formato da janela espia traseira lembra o da projeção mostrada na QUATRO RODAS, no ano passado. Por dentro, o desenho do painel com uma faixa horizontal lembra a solução usada em modelos da Volkswagen, como o Passat.

Cabine Novo Seat Ibiza Cabine ficou mais espaçosa por conta da maior distância entre-eixos

Cabine ficou mais espaçosa por conta da maior distância entre-eixos (Divulgação/Seat/)

Segundo a Seat, a plataforma MQB A0 oferece rigidez torcional 30% maior, peso reduzido e maior flexibilidade de fabricação, com uma capacidade ampliada de se adaptar a diferentes tipos de carroceria e distância entre-eixos. Essa base dará origem a outros veículos além do novo Gol, como o futuro Voyage, uma nova picape e um SUV compacto.

Janela espia traseira deve ser adotada no próximo Gol Janela espia traseira deve ser adotada no próximo Gol

Janela espia traseira deve ser adotada no próximo Gol (Divulgação/Seat/)

Na parte mecânica, o Seat Ibiza será equipado com o motor 1.0 TSI de 95 ou 115 cv, dependendo da versão, além do propulsor turbodiesel 1.6 TDI com 80 ou 95 cv (no Reino Unido). No final de 2017, chegará o novo motor quatro cilindros a gasolina 1.5 TSI com 150 cv de potência, que deve substituir o 1.4 TSI atual.

O câmbio é manual de cinco marchas para as versões de entrada, ou de seis velocidades para as mais potentes. A transmissão DSG de sete marchas estará disponível para o futuro 1.5 TSI.

Na Europa, o Ibiza é equivalente ao Polo Na Europa, o Ibiza é equivalente ao Polo

Na Europa, o Ibiza é equivalente ao Polo (Divulgação/Quatro Rodas)

A quinta geração do Seat Ibiza será exibida ao público no Salão de Genebra, em março. Já o novo VW Gol deve ser apresentado no Brasil ainda no primeiro semestre de 2017.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. “A quinta geração do Seat Ibiza será exibida ao público no Salão de Genebra, em março. Já o novo VW Gol deve ser apresentado no Brasil ainda no primeiro semestre de 2016.” <<< 2017

  2. Bruno Henrique

    a frente esta muito parecido com Focus/Fiesta kkkkkk

  3. Antonio Martins Jr.

    Tomara que venha com esse bancos.

  4. Piero Lourenço

    Aqui a Vw vai depenar a plataforma.. rs vai vendo…

  5. Pelo jeito vai custar o que o golf deveria custar (é claro que a volks vai aumentar o golf) e duvido que seja compatível em preço c/ o fox que ou cai de preço ou sai de linha uma vez que esse gol será muito mais carro que ele…

  6. Gustavo Melo

    Hatch top, que sirva de inspiração para o novo Polo/Gol recuperar o mercado perdido para o Onix e HB20.

  7. Gustavo Melo

    Belo hatch. Polo/Gol nacional tem que beber nessa fonte.

  8. Angelo Chiabotto Viacava

    Não se preocupem. No Brasil a VW vai deixá-lo bem mais feio.

  9. só acredito vendo, …e mesmo assim o suposto “novo” virá depenado , com valor nas alturas….velha tática pra enganar bobos e afobados….pobre mercado nacional, já acostumado ao “novo” e finado gol

  10. Enock Santos

    Com esse design nem parece que essa empresa pertence ao grupo VW! Se o novo Gol vier com um desenho parecido e um preço na faixa dos concorrentes, Hb20 e Onix que se cuidem!