Clique e assine por apenas 6,90/mês

VW revela detalhes de seu novo motor 1.5 TSI

Com turbo de geometria variável e injeção direta, a nova gama substituirá os atuais 1.4 TSI e terá duas configurações de potência

Por Guilherme Fontana - Atualizado em 23 nov 2016, 20h58 - Publicado em 28 abr 2016, 17h35
motor-1-5-tsi
Motor 1.5 TSI

A Volkswagen revelou os detalhes de sua nova gama de motores 1.5 TSI que substituirá, a médio prazo, os atuais 1.4 TSI. As primeiras unidades deverão equipar a reestilização do Golf, cotada para estrear ainda este ano. Ainda não há previsão de estreia no Brasil.

O novo motor 1.5 TSI que, como sugere a sigla, é acompanhado de turbo e injeção direta, estará disponível em duas configurações diferentes: com 130 e 150 cv de potência. No caso da primeira, serão 20,4 mkgf de torque a um regime inicial reduzido para 1.300 rpm. Os dados de torque da opção mais potente não foram divulgados.

Sua construção envolve novas turbinas de geometria variável, itens até então presentes apenas nos novos Porsche 911 Turbo e 718 Boxster S. O turbocompressor adota pás direcionais que se ajustam automaticamente para que o motor possa entregar, em conjunto com a orientação do fluxo dos gases de escape, uma máxima eficiência de propulsão. Com isso, o Grupo Volkswagen aponta para uma possível popularização do sistema. Além disso, a versão de 150 cv é dotada de cilindros revestidos em um material que permite a redução de atrito nos anéis do pistão. 

Tudo isso, de acordo com a Volkswagen, resultará em motores até 10% mais eficientes em relação aos atuais 1.4 TSI. A marca diz que as melhorias serão sentidas no uso cotidiano, e não apenas em testes especializados.

Publicidade