Novo Range Rover Sport estreia por R$ 953.950 e tem até hidratação de pele
Com versão turbodiesel híbrida e V8 a gasolina, SUV da Land Rover concentra mudanças na composição estrutural e recursos tecnológicos
Nesta quarta-feira (26), a Land Rover anunciou a chegada ao Brasil do novo Range Rover Sport. A terceira geração do SUV inglês estreia as atualizações visuais que se estendem aos novos carros da marca; além disso, traz novidades importantes em componentes com a carroceria, que prometem mais conforto e dinâmica veicular.
Preços do Range Rover Sport 2023:
- Range Rover Sport D350 MHEV Dynamic SE – R$ 953.950
- Range Rover Sport D350 MHEV Dynamic HSE – R$ 985.750
- Range Rover Sport D350 MHEV First Edition – R$ 1.013.950
- Range Rover Sport P530 V8 First Edition – R$ 1.123.950
Com poucos vincos em sua lataria, o utilitário chama atenção pelo que a Land Rover chama de design “muscular”, “furtivo” e “dramático”. Na prática, as linhas gerais da geração anterior são mantidas, mas os faróis estão mais discretos e a grade menor. A traseira também segue aspecto minimalista, com lanternas unidas por uma régua negra.
Estrutura reforçada
Apesar do estilo ser digno de um facelift, a composição estrutural do Range Rover Sport mudou radicalmente, graças à arquitetura modular longitudinal flexível, a MLA-Flex. Além da rigidez torcional incrementada em 35%, o conjunto de sensores embarcados trabalha em sintonia com a suspensão, que estreia o sistema de molas a ar.
O carro é capaz até de cruzar dados de GPS para se antecipar às curvas. Com essa informação e até 500 análises por segundo de diferentes fatores dinâmicos, a suspensão ativa promete grau inédito de conforto aos ocupantes sem abrir mão de um comportamento com quê esportivo.
Também há controle de cruzeiro adaptativo próprio para o fora-de-estrada, que facilita a aceleração do motorista e, enquanto ele cuida do esterçamento, ajusta diferentes características do carro.
Ainda que uma versão elétrica venha nos próximos anos, por enquanto a Land Rover manteve o motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha na versão mais barata, a D350. Híbrida leve, essa variante chega aos 350 cv e 71,4 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 5,9 s.
Mais esportiva, a versão P530 recorre ao conhecido motor V8 a gasolina, com 530 cv e 76,5 kgfm, que levam o gigante de 2,5 toneladas de 0 a 100 km/h em 4,5 s. Ambas as versões contam com tração integral, par de turbocompressores, injeção direta e suspensão dianteira em duplo A.
Para 2023 já está confirmado o lançamento do Range Rover Sport P510e, versão híbrida plug-in com robustos 113 km de autonomia elétrica graças a uma bateria de 38,2 kWh. Neste caso, o motor será um seis cilindros a gasolina, que junto com um motor elétrico entregará até 510 cv e 71,4 kgfm.
Interior refinado
Por dentro, o Range Rover Sport começa a exibir o “novo luxo” da Land Rover, certa de que, cada vez mais, a elegância será preferida em relação à ostentação. Além do aspecto clean que predomina no painel, há uso extensivo de materiais de origem renovável e/ou ecologicamente consciente.
Ao invés de extravagância, a marca também aposta em detalhes que, no conjunto, proporcionam “vida de rei” aos seus ocupantes: os bancos, como praxe no segmento, vêm ajustes elétricos até no encosto de cabeça, sistema de massagem e ventilação. Mais do que isso, o Range Rover Sport vem com o sistema nanoe X, feito em parceria com a Panasonic, que prometem um novo patamar no controle de ar do utilitário.
Da saídas de ar-condicionado, são expelidos radicais livres envoltos em partículas d’água.
Os radicais hidroxila circulantes reagem com vírus, bactérias e fungos presentes no veículo, inativando-os. Ao mesmo tempo, combatem odores e alérgenos como pelagem animal e pólen, e também umidificam o ar. O mais incrível é a Panasonic afirmar que as partículas da nanoe X são capazes de interagir com a pele humana e com os cabelos, hidratando-a e evitando o frizz, respectivamente.
Completando a suíte presidencial, há opção de instalar o sistema de som com 29 alto-falantes da Meridian e, de série, há a central multimídia Pivi Pro. Com 13,1’’, a tela chega a vibrar para evitar que o motorista tire os olhos da estrada e funciona em harmonia com o quadro de instrumentos de 13,7’’, com aprendizado de máquina que é ensinada a entender os hábitos do condutor.
Fechando o pacote tecnológico, o Land Rover Range Rover Sport pode atualizar, via internet, os seus 63 módulos eletrônicos, permitindo que aperfeiçoamentos no software resultem em um veículo ainda mais esperto e eficiente.
O novo Range Rover Sport já estreia no Brasil com 800 unidades encomendadas. Não por acaso, quem fizer o pedido agora só receberá o carro em 2023.