Novo Peugeot 308 é eleito o carro do ano por júri feminino
Nova geração do hatch médio venceu em seu próprio segmento e também superou carros de outras cinco categorias
Junto das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Women’s World Car of the Year anunciou a nova geração do Peugeot 308 como Carro Mundial do Ano. O modelo também venceu na categoria de carros urbanos.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Essa premiação tem júri composto apenas por mulheres e existe desde 2009. Neste ano, 56 jornalistas de 40 países elegeram os melhores carros de seis categorias após analisarem 65 candidatos quanto a segurança, performance, conforto, tecnologia e custo-benefício.
“A votação deste ano foi a mais apertada da história”, disse Marta Garcia, presidente executiva da WWCOTY. “Depois os jurados tiveram seu trabalho reduzido, porque cada um dos candidatos representava o melhor do seu segmento.”
No final, porém, o Peugeot 308 teve a melhor avaliação entre todos. Confira os vencedores de cada categoria:
- Melhor carro urbano – Peugeot 308
- Melhor SUV familiar – Kia Sportage
- Melhor SUV grande – BMW iX
- Melhor carro familiar – Ford Mustang Mach E
- Melhor carro esportivo – Audi e-tron GT
- Melhor 4×4 – Jeep Wrangler 4xe
Como é o novo Peugeot 308?
O novo Peugeot 308 é baseado em evolução da plataforma EMP2, modular. De acordo com a empresa, isso permite que o carro mantenha a eficiência de elétrico (o coeficiente aerodinâmico é de 0,28) e linhas mais comuns aos veículos convencionais. Ou quase isso.
O visual tem design ousado e os conjuntos ópticos são fundamentais para tornar o visual impactante. Todas as luzes são de leds, desde os faróis Matrix às lanternas traseiras, com as três garras características. E ainda tem as luzes de rodagem diurna que lembram de sabres a presas de um animal, dependendo da imaginação de quem vê.
Nesta nova geração, o hatch reforça os planos do grupo de elevar a marca ao segmento premium, com design e características mais refinadas. Isso também vale para o interior, que oferece iluminação multicor em led, tela multimídia de 10 polegadas, além de outra, do mesmo tamanho, que atua como quadro de instrumentos.
Na versão de topo, o painel, da linha i-Cockpit, ainda conta com projeção tridimensional de seu conteúdo, personalizável, como no 208 vendido no Brasil.
Há sete configurações mecânicas, desde o motor 1.2 PureTech 110 (111 cv de potência e 20,9 kgfm de torque) com opção de câmbio manual de seis marchas ou automático, com oito velocidades, ao modelo híbrido de topo, Hybrid 225 e-EAT8. Só seu motor 1.8 já entrega 180 cv de potência. Somado à mesma unidade elétrica, isso resulta em 225 cv e os mesmos 36,7 kgfm de torque.