Uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, a CES (Consumer Electronics Show) 2018 foi o local escolhido pela Mercedes-Benz para mostrar a nova geração do Classe A – ou, pelo menos o interior do compacto.
O hatch, que será revelado no Salão de Genebra, vai estrear a nova geração da interface dos sistemas eletrônicos da marca. O MBUX é uma evolução do equipamento já oferecido nos novos Classe S e E. Nas versões topo de linha ele mantém as duas telas de 10,2 polegadas integradas, mas com novos recursos bem interessantes.
A principal novidade é a inclusão de um sistema de inteligência artificial, que se adapta às preferências de cada motorista e permite uma comunicação mais simples com o condutor.
Um dos exemplos citados pela marca foi que, ao invés de pedir para o ar-condicionado ser regulado para determinada temperatura, basta “falar” com o carro que você está com frio.
Como as telas substituem todos os comandos do sistema multimídia, climatização e até o quadro de instrumentos, os gráficos ganharam atenção especial, incluindo um hardware de dar inveja a muito gamer: são 8 gb de RAM, um processador de seis núcleos e duas opções de placa de vídeo da NVIDIA.
A tela central possuem feedback tátil, como o botão “Home” dos iPhone 7 e superiores, para transmitir a sensação de que você está pressionando um botão físico.
O novo Classe A também poderá ser aberto usando um smartphone ou tablet (como no Tesla Model 3) e é um dos primeiros carros a oferecer, além das tradicionais entradas USB convencionais, um conector no padrão Type C. Além de ser simétrico (pode ser encaixado em qualquer posição), ele permite correntes maiores, podendo até carregar um notebook.
O MBUX estará nas novas gerações do Classe A, CLA e G. O próximo SUV da marca, especulado para se chamar GLB, também contará com a novidade.