Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Segredo: novos Classe A e Série 1 estreiam até o fim de 2018

O Mercedes vai radicalizar no visual, enquanto o BMW ganhará tração dianteira

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 ago 2017, 17h17 - Publicado em 3 ago 2017, 16h55
Novo Classe A chega à Europa no fim do ano
Novo Classe A chega à Europa no fim do ano (Du Oliveira/Quatro Rodas)

BMW e Mercedes são duas das marcas que mais lançam carros em novos segmentos – até porque passaram boa parte de sua existência fazendo basicamente sedãs em três tamanhos: M, G e GG.

Apesar da atual diversificação, a dupla não descuida dos territórios já conquistados, nos quais são rivais históricas. Um desses segmentos é o de hatches médios.

Neste momento, BMW e Mercedes trabalham no desenvolvimento das novas gerações de Série 1 e Classe A, respectivamente.

Continua após a publicidade
Série 1 vais seguir a atual identidade visual da marca, como no Série 5
Série 1 vais seguir a atual identidade visual da marca, como no Série 5 (Du Oliveira/Quatro Rodas)

A Mercedes apresentará resultados antes: o novo Classe A é esperado para o final deste ano. Mais precisamente, a avant-première deve acontecer em setembro, no Salão de Frankfurt. A BMW vem um ano depois, final de 2018, com o Série 1.

O Classe A será um exemplar de segunda geração (o monovolume homônimo lançado nos anos 90 não entra na conta). Ele usa a mesma plataforma modular MFA da versão atual, mas em uma variação chamada internamente de MFA2, que é maior no comprimento, o que significa que deverá haver mais espaço interno para pessoas e bagagem.

Continua após a publicidade
Maior no comprimento, o hatch vai oferecer mais espaço interno
Maior no comprimento, o hatch vai oferecer mais espaço interno (Du Oliveira/Quatro Rodas)

O estilo muda bastante. Inspirado no show car Concept A, apresentado este ano no Salão de Xangai, o Classe A terá linhas mais fluidas, no lugar dos atuais vincos bem definidos que começam a cair em desuso na marca.

No que diz respeito à motorização, a Mercedes deve aumentar a oferta com versões híbrida e elétrica acrescentadas às tradicionais gasolina e diesel de quatro cilindros.

Continua após a publicidade

A terceira geração do Série 1 estreia com mudanças mais radicais, uma vez que ele ganha a plataforma modular UKL, já aplicada em modelos como o BMW Série 2 Active Tourer e o Mini Countryman.

Essa estrutura não permite arquiteturas de tração traseira, uma tradição na linha BMW.

O novo Série 1 poderá ter versões com tração dianteira ou integral. O lado positivo da troca de plataforma está no fato de que a nova base será mais leve (o que vai contribuir para o desempenho e a economia) e maior nas três dimensões (assegurando mais espaço interno).

Continua após a publicidade
O Série 1 pode ser produzido em Araquari (SC)
O Série 1 pode ser produzido em Araquari (SC) (Du Oliveira/Quatro Rodas)

O visual vai obedecer à nova linguagem da BMW, tendo como exemplo recente o Série 5. A grade ficará maior e integrada ao conjunto de faróis.

Outra novidade que pode desagradar aos fãs mais conservadores é a ausência do motor de seis cilindros, item que também não é previsto pela nova plataforma. Em seu lugar haverá versões de três e quatro cilindros, 1.5 e 2.0, respectivamente.

Continua após a publicidade

Sobre o Brasil, ainda não se sabe como seriam as duas estratégias. Por ser fabricado aqui, o Classe A pode demorar mais de um ano para ser renovado.

Já o Série 1 poderia estrear em alguns meses, importado. Mas, como essa plataforma é usada também pelo Mini, haveria uma chance de o BMW ser produzido em Araquari (SC).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.