Novo Kia K3 hatch estreará motor 1.0 híbrido flex no Brasil contra o Pulse
Novo Kia K3 hatch foi confirmado no Brasil com motorização híbrida flex antes mesmo de ter sido revelado, o que só aconteceu agora
O novo Kia K3 é o substituto do antigo Rio, que foi vendido no Brasil por um curto período de tempo. Em nova geração, o hatch tem tudo para dar a volta por cima e pode ser o misterioso hatch que estará incumbido de estrear um inédito motor 1.0 turbo flex no Brasil em 2025.
Como o novo K3 sedã já havia sido revelado, não há nada inédito na dianteira, que se destaca pelos faróis estreitos e pelos leds que continuam no para-choque. Mas a traseira inédita tem lanternas de led estreitas e interligadas, em uma traseira bastante reta e com para-choque que parece não proteger a tampa traseira.
Apesar de ser claramente um hatch por conta de suas dimensões, plásticos nos para-choques e em volta das caixas de rodas dão ao carro um certo aspecto de SUV. E isso pode ser proposital: seus principais rivais no Brasil seriam o Fiat Pulse e o Renault Kardian, ambos com planos para receberem mecânica híbrida leve nos próximos anos.
Juntamente com o visual, tecnologias e equipamentos internos do carro serão compartilhados com a versão sedã. Terá uma boa lista de equipamentos, com direito a quadro de instrumentos digital e tela central de 10,25″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios. O modelo ainda tem borboletas para trocas sequenciais, pedaleiras de alumínio, iluminação ambiente e uma vlista completa de equipamentos de assistência avançada à condução.
A gama de versões ainda é um mistério, mas espera-se que a versão GT-LINE receba visual mais esportivo. Por enquanto, porém, apenas motores aspirados foram anunciados: o 2.0 de 150 cv e 19,4 kgfm de torque, na versão esportiva, e o mesmo 1.6 com 121 cv e 15,3 kgfm que antes equipava o Kia Rio.
Para o Brasil, o novo Kia K3 é esperado com a evolução da mecânica do Kia Stonic, já especulada pela Kia quando anunciou os modelos EV9 e Niro EV para o Brasil. Logo, será uma versão flex do motor 1.0 turbo híbrido que hoje rende 120 cv e é combinado a um motor-gerador de 48V. Esse conjunto híbrido flex também poderá aparecer nos Hyundai HB20 e Creta, que usam uma versão flex do motor 1.0 turbo.
O novo híbrido da Kia deverá chegar ao Brasil apenas em 2025 e ainda não tem valores ou faixa de preço confirmados. Em outros mercados, o Kia K3 deve estrear no começo do ano que vem por um valor equivalente a R$ 127.000.