PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Kia promete EV9, Niro elétrico e até inédito híbrido flex no Brasil

Enquanto encara falta de carros para vender, a Kia planeja até um inédito motor 1.0 híbrido flex para o Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 set 2023, 16h17
Aspecto de "jipão", mas pegada off-road
Aspecto de "jipão", mas pegada off-road (Divulgação/Kia)
Continua após publicidade

Da promissora guinada da Kia do Brasil rumo aos carros eletrificados, a marca já lançou dois híbridos-leve (o Stonic e o novo Sportage) e um híbrido pleno (o Niro HEV). Mas se seu primeiro carro elétrico, o hatch EV6, está com lançamento atrasado, novos carros elétricos estão com lançamento no Brasil confirmado.

Durante a comemoração de 30 anos como importadora oficial da Kia e de 450.000 carros vendidos no Brasil, o presidente do Grupo Gandini, José Luiz Gandini, confirmou o lançamento do Kia EV9, um SUV grande elétrico, e também o Niro EV, versão elétrica do SUV médio. 

As primeiras unidades, que serão destinadas ao processo de homologação, já estão a caminho do Brasil. O mesmo vale para o primeiro lote do Kia EV6, que está atrasado, mas já embarcou para o Brasil.

Pintura fosca realça a identidade luminosa do novo Kia EV6
Pintura fosca realça a identidade luminosa do novo Kia EV6 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esse atraso, a longa fila de espera pelo Sportage e até a indisponibilidade momentânea da minivan Carnival estão relacionados. Os carros da Kia estão em falta no mundo inteiro, afetando a disponibilidade no Brasil. Mas existe a expectativa de normalização nos próximos meses.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A prova de que a Kia não desistiu do Brasil é a confirmação de um carro inédito com motor 1.0 híbrido flex com lançamento previsto para 2025. A categoria ainda é desconhecida, nem Gandini viu o projeto ainda.

Kia Carnival cinza azulada vista 3/4 de frente
Kia Carnival não saiu de linha, mas está indisponível no Brasil  (Divulgação/Kia)

Hoje, o único Kia com motor 1.0 é o Stonic, que usa o 3 cilindros a gasolina de 120 cv combinado a um motor-gerador de 48V – é um híbrido leve. Por estar previsto para daqui a dois anos, poderia ser até mesmo uma nova geração do Stonic.

Esse conjunto híbrido flex também pode estar previsto para os Hyundai HB20 e Creta, que usam uma versão flex do motor 1.0 turbo.

Continua após a publicidade

Como são os carros elétricos da Kia

Kia EV6

Quatro Rodas já conheceu e até viajou ao Uruguai com o Kia EV6. Ele é baseado na nova plataforma E-GMP e tem motor elétrico de 228 cv e 35,7 kgfm, moderno o suficiente para que suas baterias de 77,4 kWh garantam autonomia de 522 km (WLTP).

O Kia EV9 usa a mesma plataforma elétrica, mas seu porte é superior ao de um Kia Sorento. São 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 de altura. A distância entre-eixos é de 3,10 m.

EV9
Houve quem comparasse o EV9 a uma versão gigante do Kia Soul (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Na versão ‘Long Range’, focada no maior alcance, o SUV terá bateria de 99,8 kWh e apenas um motor traseiro, com modestos 203 cv e 35,7 kgfm. Essa será a versão mais lenta do carro, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 s. Em compensação, tem autonomia de 541 km com apenas uma carga.

Novo Kia EV9 (6)
Painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6 (Divulgação/Kia)

Na sequência, vem a versão padrão. Essa tem uma bateria menor, de 76,1 kWh, e também está equipada com motor exclusivamente traseiro. A diferença é que ele foi ajustado para entregar até 218 cv e os mesmos 35,7 kgfm. Com isso, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 8,2 s. Essa versão não teve seu alcance especificado.

Continua após a publicidade

No topo da gama, está a versão com tração integral e dois motores. Ela usa o mesmo pacote de bateria da versão Long Range, mas sua autonomia é reduzida e não foi divulgada. O que sabemos, é que com dois motores o EV9 chega aos 383 cv e 61,18 kgfm e o tempo de 0 a 100 km/h cai para 6 s.

kia_niro_539_048b026f0d810a11
Kia Niro EV (Divulgação/Kia)

O Kia Niro EV, por sua vez, replica as mesmas características da versão híbrida à venda no Brasil. A grande diferença está na troca do conjunto híbrido de 141 cv por um motor elétrico de 204 cv. Sua bateria de 64,8 kWh garante autonomia para até 460 km no cliclo WLTP.

Tanto o Niro EV quanto o EV9 têm lançamento esperado para 2024, considerando o tempo necessário para o processo de homologação.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.