Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Jeep Compass 2022 muda pouco por fora mas revoluciona com novo painel

Reestilização do SUV médio é leve, mas acompanhada de interior completamente novo, equipamentos inéditos e motor 1.3 turbo com câmbio de sete marchas

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 23 mar 2021, 17h59 - Publicado em 23 nov 2020, 11h11
SUV médio mudou pouco por fora
SUV médio mudou pouco por fora Divulgação/Jeep

Não é só de novidades restritas ao mercado chinês que vive o Salão de Guangzhou, que abriu as portas no último fim de semana. O Jeep Compass reestilizado fez sua primeira aparição oficial por lá e, embora muitas de suas novidades sejam restritas ao mercado local, elas antecipam a linha 2022 do SUV nacional.

A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

O lançamento no Brasil está previsto para o segundo trimestre de 2021 e poderá seguir muitas das mudanças no visual vistas no carro chinês. Só que é preciso treinar os olhos para notar de primeira o que há de diferente.

Versão convencional também tem novo para-choque
Versão convencional também tem novo para-choque Reprodução/Jeep

O para-choque é novo e tem uma barra interligando nichos dos faróis de neblina e tomada de ar inferior, seja nas versões normais ou na aventureira Trailhawk. A grade continua com as sete barras que identificam os carros da Jeep, mas estes nichos ficaram mais largos e quadrados, e é possível ver uma câmera frontal bem no meio dela. Por fim, os faróis são novos e mais estreitos que os antigos.

Traseira segue igual a antes
Traseira segue igual a antes Reprodução/Jeep

A traseira foi deixada de lado, não tem qualquer alteração em todas as versões do SUV médio.

  • Contudo, o interior está completamente diferente e impressiona bastante. O painel é completamente novo, com linhas horizontais e uma faixa de material sintético que imita couro. Ele dá destaque à nova central multimídia Uconnect 5 com tela de 10,25 polegadas retangular e montada na horizontal, fazendo com que se destaque no interior pelo tamanho.

    Continua após a publicidade
    Interior está completamente diferente
    Interior está completamente diferente Reprodução/Jeep

    Abaixo da tala estão alguns comandos físicos, sempre benvindos, e as saídas de ar-condicionado centrais bem estreitinhas. As laterais, por sinal, estão escondidas na faixa central do painel.

    Faixa central do painel é macia ao toque como todo o resto da superfície
    Faixa central do painel é macia ao toque como todo o resto da superfície Reprodução/Jeep

    No andar de baixo estão os comandos do ar-condicionado e o novo console central, com seletores de tração, acionamento do freio eletrônico – agora com auto-hold – e, finalmente, porta-objetos aparentemente grandes e úteis. Ali também está o carregador wireless para smartphones.

    Imagem permite ver o carregador sem fio e o botão do auto-hold
    Imagem permite ver o carregador sem fio e o botão do auto-hold Reprodução/Jeep

    Pelo menos nas versões mais completas e caras o quadro de instrumentos analógico dá lugar a uma tela de 10,1 polegadas. O volante é novo e segue as formas dos carros mais recentes da Jeep. Os paineis de porta também são novos.

    <span class="hidden">-</span>
    Divulgação/Jeep

    Na China, as versões de entrada do novo Jeep Compass ganham o novo motor 1.3 turbo com injeção direta da família Firefly, que gera 177 cv e é combinado com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Ainda existe como opção um 1.4 turbo de 163 cv mais antigo combinado com câmbio automático de nove marchas e tração integral.

    <span class="hidden">-</span>
    Divulgação/Jeep

    Ainda se fala em uma terceira opção, com motor 2.4 aspirado com 182 cv e 24 kgfm de torque e câmbio de nove marchas, um conjunto que já foi abandonado pela Fiat Toro (irmã de plataforma do Compass) vendida no Brasil.

    Falando em Brasil, por aqui o novo Jeep Compass trocará o motor 2.0 flex aspirado pelo mesmo 1.3 turbo que estreia na China, mas combinado a um câmbio automático CVT. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv com câmbio automático de nove marchas seguirá em oferta.

    • Leia tambémJeep Compass 2022: fotos, detalhes, itens de tecnologia e tudo que sabemos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    <span class="hidden">-</span>
    Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade