Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Honda City 2022 já roda em testes no Brasil

Nova geração do sedã compacto tem evoluções importantes e será lançado no segundo semestre

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 jan 2021, 20h30 - Publicado em 18 jan 2021, 18h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Honda City 2022 de traseira e camuflado
    (Renan Salles/Quatro Rodas)

    Revelado na Tailândia no finalzinho de 2019, a nova geração do Honda City já roda em testes no Brasil. O flagrante é do leitor Renan Salles, que avistou uma unidade do sedã rodando em testes pela cidade de Campinas (SP).

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    O carro, ainda todo camuflado, tem carroceria definitiva e placas de Sumaré (SP), onde é produzida a geração atual do sedã compacto. Contudo, toda a produção da fábrica de Sumaré será migrada para a nova fábrica da Honda em Itirapina (SP). E esta nova geração do City já poderá estrear com produção na nova fábrica.

    Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245

    Honda City 2022 de traseira e camuflado
    Carro clicado por leitor tem lanternas de leds (Renan Salles/Quatro Rodas)

    Esta será a terceira geração do City no Brasil e a quinta no mundo. Mas dessa vez também terá uma versão hatch, cotada para substituir o Fit no Brasil a partir de 2022. O sedã estreia mais cedo, no meio de 2021.

     

     

    Com a migração da produção de Fit, WR-V, HR-V e Civic de Sumaré para Itirapina prevista para ser concluída em 2021, a fábrica de Sumaré ficará destinada a produção de componentes plásticos e de motores, com fundição e usinagem.

    Continua após a publicidade
    Honda City 2022 de lateral e camuflado
    Mesmo de lado é possível ver os faróis halógenos com bloco elíptico (Renan Salles/Quatro Rodas)

    Isso poderia facilitar a produção local do novo motor 1.0 de três cilindros turbo com 122 cv e 17,6 kgfm na versão a gasolina. Por aqui, a expectativa é de mais de 130 cv.

    O novo motor é uma das grandes novidades do novo City nos mercados asiáticos, onde vem substituindo o atual motor 1.5 de 116 cv. O câmbio automático CVT com simulação de sete marchas será mantido. Na Ásia, tem até versão híbrida que promete fazer 27,8 km/l!

    City sedan 2022
    Grade dianteira remete ao novo Accord (Divulgação/Honda)
    Continua após a publicidade

    Além do visual bem diferente, com menos vincos e até um pouco mais conservador em alguns pontos, o novo Honda City está maior. No comprimento, são 11 cm a mais (4,55 metros) e 5,3 cm de ganho na largura (1,75 metros). Contudo, o entre-eixos é 1 cm mais curto, ficando nos 2,59 m.

    City sedan 2022
    Sedã teve mudanças mais conservadoras que o irmão Fit (Divulgação/Honda)

    O sedã compacto terá, pela primeira vez no Brasil, controles eletrônicos de tração e estabilidade. Mas os faróis full-led do carro asiático não equipavam a unidade fotografada. Na Ásia, ainda tem central multimídia de oito polegadas compatível com Apple CarPlay, ar-condicionado automático digital, seis airbags e câmera de ré.

    E a nova geração do Honda Fit?

    O Honda Fit não terá uma nova geração no Brasil. E a culpa não é dos SUVs, porque até hoje o modelo fabricado e vendido no Brasil desde 2003 tem seu público fiel.

    City hatch sedan 2022
    (Divulgação/Honda)
    Continua após a publicidade

    Na verdade, se trata de uma decisão estratégica mais ampla. Isso porque a nova geração do Honda Fit deverá ficar restrita a alguns mercados, como China, Europa, Japão e, possivelmente, a Oceania.

    2021-Honda-City-Hatchback-ivtec-turbo-1 (5)
    (Divulgação/Honda)

    Por outro lado, o City hatch deverá assumir a preferência do fabricante para países emergentes, como os do sudeste asiático e da América Latina (incluso o Brasil, claro). Essa escolha faz sentido, considerando o compartilhamento de componentes entre ambas configurações.

    painel City hatch sedan 2022
    (Divulgação/Honda)

    Feitos sobre a plataforma do Fit, os dois futuros nacionais aproveitam uma das principais funcionalidades do monovolume: o sistema de rebatimento da segunda fileira de bancos que permite modular os assentos e transportar cargas maiores.

    Continua após a publicidade
    City hatch sedan 2022
    Sistema chamado Ultra Seat permite transportar cargas maiores dentro do carro (Divulgação/Honda)

    Em relação ao tamanho, o City hatch também terá vantagens em relação à concorrência local, por ser maior que Chevrolet Onix e VW Polo. Com o mesmo entre-eixos do sedã e 30 cm mais curto, o City hatch mede 2,59 m e 4,34 m, respectivamente. Na verdade, é até maior que a maioria dos SUVs compactos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.