PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Honda City pode matar Civic e Fit fabricados no Brasil de uma só vez

Novo Honda City até compartilha a plataforma com o novo Fit, mas só ele deve chegar às concessionárias brasileiras – e com inédito motor 1.0 turbo flex

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 22 dez 2020, 18h29 - Publicado em 24 nov 2020, 17h09
dianteira do honda city
Novo City hatch caminha para substituir o Fit no Brasil (Divulgação/Honda)

O Honda City é o único carro da marca japonesa sem controle de estabilidade. Mas, em breve, terá protagonismo no Brasil a ponto de ocupar o lugar do Civic – que, se tiver sua nova geração vendida no Brasil, será com unidades importadas.

A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

O Civic está em um segmento que está em extinção. Tanto ele quanto o líder Corolla estão assistindo suas vendas minguarem enquanto ficam cada vez mais distantes das primeiras posições em vendas. Em movimento contrário, SUVs estão ganhando cada vez mais participação nas vendas. Por isso, a marca japonesa caminha para abrir mão da produção local da nova geração do sedã médio.

Honda Civic 2022
Nova geração do Honda Civic não terá produção nacional (Divulgação/Honda)

Em vez de apostar em um segmento em decadência, a Honda vai apostar em seu modelo de entrada. Ela já trabalha na nacionalização do novo City. E ele será responsável por substituir não apenas o Civic, mas também o Fit.

honda_fit_e-hev_home_80
Nova geração do Honda Fit será vendida em alguns poucos mercados ao redor do mundo (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Só que, além da versão sedã, teremos por aqui a opção hatch recém-apresentada na Ásia, que tomará lugar de outro veterano da Honda: o Fit, que não terá uma nova geração no Brasil. E a culpa não é dos SUVs, porque até hoje o modelo fabricado e vendido no Brasil desde 2003 tem seu público fiel no Brasil.

Na verdade, se trata de uma decisão estratégica mais ampla. Isso porque a nova geração do Honda Fit deverá ficar restrita a alguns mercados, como China, Europa, Japão e, possivelmente, a Oceania.

City sedan 2022
Sedã tem linhas mais conservadoras que o City hatch (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Por outro lado, o City deverá assumir a preferência do fabricante para países emergentes, como países do sudeste asiático e da América Latina (incluso o Brasil, claro). Essa escolha faz sentido, considerando o compartilhamento de componentes entre ambas configurações.

 

City hatch sedan 2022
Sistema chamado Ultra Seat permite transportar cargas maiores dentro do carro (Divulgação/Honda)

 

Feitos sobre a plataforma do Fit, os dois futuros nacionais aproveitam uma das principais funcionalidades do monovolume: o sistema de rebatimento da segunda fileira de bancos que permite modular os assentos e transportar cargas maiores.

2021-Honda-City-Hatchback-ivtec-turbo-1 (1)
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Também caberá ao City estrear por aqui o novo motor 1.0 iVTEC turbo flex com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável ­– que rende 122 cv e 17,6 kgfm na opção movida só a gasolina para os mercados da Ásia. Por aqui, a expectativa é de mais de 130 cv.

Honda City 2020
Painel é exatamente o mesmo nas duas configurações (Divulgação/Honda)

Em relação ao tamanho, o City hatch também terá vantagens em relação à concorrência local, por ser maior que Chevrolet Onix e VW Polo. Com o mesmo entre-eixos do sedã e 30 cm mais curto, o City hatch mede 2,58 m e 4,34 m, respectivamente. Na verdade, é até maior que a maioria dos SUVs compactos.

De acordo com informações do Mobiauto, ambos os modelos serão feitos pela Honda em Itirapina (SP), junto com WR-V e HR-V. Ainda não há data definida para a estreia aqui, mas é provável que a dupla chegue às concessionárias até 2022.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa 739

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.