Clique e assine por apenas 8,90/mês

Novo Chevrolet Onix será lançado em julho; Prisma chega em seguida

Compactos serão baseados em nova plataforma global desenvolvida na China e terão motor 1.0 turbo flex mais potente que um 1.8 aspirado

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 21 jan 2019, 16h27 - Publicado em 13 dez 2018, 11h03
Hatch compacto terá ganho considerável nas dimensões Henrique Cavalhieri/Quatro Rodas

A família de compactos mais vendida do Brasil terá nova geração em 2019, e será mais cedo do que muita gente imaginava.

Os novos Chevrolet Onix e Prisma, baseados na plataforma GEM, desenvolvida em parceria com o fabricante chinês SAIC, serão lançados em meados do ano que vem. QUATRO RODAS apurou que o hatch chega ao mercado em julho e o sedã, em setembro.

Hatch é claramente mais largo que o Onix atual Henrique Cavalhieri/Quatro Rodas

Ambos serão apresentados já como linha 2020 e conviverão com a atual geração, que será mantida em produção apenas com o visual reestilizado em 2016, tanto para a carroceria de dois quanto de três volumes.

Isso significa que os atuais Onix e Prisma assumirão a função e o nome de versão pertencentes hoje a Onix e Prisma Joy, de visual mais antigo e que devem ser descontinuados.

 

Nova geração do Onix será baseada em uma nova plataforma global Du Oliveira/Quatro Rodas

É por isso que protótipos de hatch e sedã têm sido vistos com cada vez mais frequência em testes de rodagem, o que denota um processo acelerado de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Os flagras desta reportagem foram feitos pelos leitores Henrique Cavalhieri e Junior Almeida na Rodovia Dom Pedro, no interior de São Paulo.

Sedã terá 2,60 m de entre-eixos Junior Almeida/Quatro Rodas

Os dois Onix rodam com camuflagem que não permite ver muito além do perfil e do formato das portas, mas isso é suficiente para notar um ganho considerável nas dimensões, principalmente entre os eixos.

Veículos de imprensa chineses têm divulgado que o novo Prisma, a ser vendido no gigante asiático como “Onix Sedan”, terá 2,60 metros de distância entre-eixos (7 centímetros a mais do que o antecessor) e 4,47 m de comprimento, apenas 1 cm menos que Volkswagen Virtus.

Nova geração do Prisma apareceu em documento público de homologação na China Reprodução/Internet

Por que estamos dando essa informação? Porque é muito provável que o projeto brasileiro, derivado diretamente do chinês, chegue com visual e dimensões bem semelhantes.

Basta compararmos o formato dos retrovisores externos nos protótipos flagrados em território brasileiro com o das imagens de homologação vazadas na China para constatarmos: são claramente idênticos.

Modelo terá estilo completamente diferente Reprodução/Internet

Por tudo isso, o novo Onix será talhado para encarar de frente o Volkswagen Polo no segmento de hatches compactos premium, enquanto a próxima geração do Prisma deve assumir o espaço do Cobalt na gama e brigar com Virtus e outros sedãs compactos-médios.

A marca também trabalha em novos motores 3-cilindros 1.0 e 1.0 turbo com injeção direta flex para o Brasil. A mecânica mais potente estará nas inéditas versões topo de linha Premier. Na China, o 1.0 turbo rende 136 cavalos – quase os 138 cv do antigo Cruze 1.8.

Continua após a publicidade
Publicidade