Novembro define os líderes dos segmentos e acirra briga entre Polo e Strada
Penúltimo mês do ano definiu os líderes de vendas de segmentos como hatches, sedãs e picapes, mas briga entre os híbridos e os SUVs médios segue acirrada
Falta menos de um mês para o fim do ano e, ao que tudo indica, teremos um ano saldo positivo no mercado automotivo. Apesar da leve queda em emplacamentos no mês de novembro, devido aos feriados, a Fenabrave projeta que fecharemos 2024 com uma alta de 16,8% em relação a 2023, bem perto dos 17% projetados pelo órgão.
Ao todo, foram 241.191 automóveis e comerciais leves emplacados no mês de novembro, 16% a mais que no mesmo período do ano passado. E, com esses números, já é possível cravar quais carros serão os mais vendidos em seu segmento, mas a briga pela a liderança geral continua acirradíssima.
Isso porque o Volkswagen Polo, mais uma vez, foi o carro mais vendido do mês. Foram 14.711 emplacamentos contra 12.361 da Fiat Strada, conseguindo diminuir ainda mais a distância entre ambos. No acumulado, a picape vê o hatch cada vez mais perto no retrovisor, com uma diferença que agora é de apenas 1.660 unidades.
O resultado também já crava que cada um deles será o líder geral de seu segmento, mas isso já estava definido há um bom tempo, afinal, Chevrolet Onix e Volkswagen Saveiro, estão com menos da metade dos emplacamentos de seus respectivos rivais.
Por falar no Onix, esse mês ele foi apenas o quinto no ranking geral, com um total de 10.253 emplacamentos. A sua frente, ficaram o Fiat Argo (10.298) e o Hyundai HB20 (12.353). Esse último, inclusive, também está bem próximo no acumulado geral do ano, tendo 87.138 contra 87.774 do hatch da GM.
Em sexto, veio o líder isolado dos SUVs. O Volkswagen T-Cross terminou o mês com 9.468 emplacamentos, chegando ao acumulado de 74.004 em 2024. Desse modo, fica difícil para o Hyundai Creta conseguir alcançá-lo com apenas um mês sobrando, visto que o SUV recém-atualizado está mais de 10.000 unidades atrás do concorrente.
O Renault Kwid apesar de ter sido o sétimo mais vendido neste mês (6.812), está longe de ser o líder entre os compactos. O Fiat Mobi, décimo segundo colocado em novembro (5.657), conseguiu fazer um bom volume de vendas durante o ano e está com mais de 11.000 unidades à frente do Renault.
O caso do Hyundai HB20S é ainda mais difícil. O sedã fechou o mês como o oitavo mais vendido (6.652), mas está ainda mais distante do líder do segmento, o Onix Plus, que já vendeu 54.524 unidades no ano, incluindo as 5.412 deste mês. Na sequência, temos o Chevrolet Tracker (6.311) e o Hyundai Creta (6.082) fechando o top 10 de novembro.
Partindo para segmento das picapes, como era de se esperar, a Fiat Toro emplacou 4.586 unidades em novembro e já está garantida como a intermediária mais vendida de 2024. No acumulado, ela já soma 49.348 unidades, muito distante da Chevrolet Montana, com 25.175. O mesmo vale para as picapes médias, com a Toyota Hilux tendo larga vantagem em cima da Ford Ranger. São 45.449 contra 28.258.
Outros dois segmentos que estão praticamente definidos é o dos sedãs médios e dos elétricos. No primeiro, o Toyota Corolla reina tranquilo com 34.113 emplacamentos até o momento. Já entre os elétricos, o título é do BYD Dolphin Mini, que soma 20.101 emplacamentos.
Há, porém, outros dois segmentos que não estão definidos. O primeiro é dos híbridos. O BYD Song é o líder com 22.454 emplacamentos no acumulado de 2024, mas, dependendo de como for dezembro o GWM Haval H6 pode ultrapassá-lo, já que soma 20.248 vendas. Em novembro, a diferença entre eles foi de 1.187 unidades. É uma tarefa difícil, mas pode acontecer.
Já entre os SUVs médios a história é diferente. Jeep Compass pode estar perto de perder a coroa depois de sete anos consecutivos na liderança. Apesar do Compass ter conseguido se distanciar um pouco, o Toyota Corolla Cross está apenas 1.316 unidades atrás do rival.