PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Novembro define os líderes dos segmentos e acirra briga entre Polo e Strada

Penúltimo mês do ano definiu os líderes de vendas de segmentos como hatches, sedãs e picapes, mas briga entre os híbridos e os SUVs médios segue acirrada

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 dez 2024, 15h33 - Publicado em 4 dez 2024, 15h30
Volkswagen Polo Highline 2023
Polo é líder geral no mês e segue firme querendo desbancar a Strada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Falta menos de um mês para o fim do ano e, ao que tudo indica, teremos um ano saldo positivo no mercado automotivo. Apesar da leve queda em emplacamentos no mês de novembro, devido aos feriados, a Fenabrave projeta que fecharemos 2024 com uma alta de 16,8% em relação a 2023, bem perto dos 17% projetados pelo órgão.

Ao todo, foram 241.191 automóveis e comerciais leves emplacados no mês de novembro, 16% a mais que no mesmo período do ano passado. E, com esses números, já é possível cravar quais carros serão os mais vendidos em seu segmento, mas a briga pela a liderança geral continua acirradíssima.

Isso porque o Volkswagen Polo, mais uma vez, foi o carro mais vendido do mês. Foram 14.711 emplacamentos contra 12.361 da Fiat Strada, conseguindo diminuir ainda mais a distância entre ambos. No acumulado, a picape vê o hatch cada vez mais perto no retrovisor, com uma diferença que agora é de apenas 1.660 unidades.

Fiat Strada Lider
Strada pode fechar o ano líder de mercado pela quarta vez consecutiva, mas Polo quer estragar a festa (Divulgação/Quatro Rodas)

O resultado também já crava que cada um deles será o líder geral de seu segmento, mas isso já estava definido há um bom tempo, afinal, Chevrolet Onix e Volkswagen Saveiro, estão com menos da metade dos emplacamentos de seus respectivos rivais.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Por falar no Onix, esse mês ele foi apenas o quinto no ranking geral, com um total de 10.253 emplacamentos. A sua frente, ficaram o Fiat Argo (10.298) e o Hyundai HB20 (12.353). Esse último, inclusive, também está bem próximo no acumulado geral do ano, tendo 87.138 contra 87.774 do hatch da GM.

Em sexto, veio o líder isolado dos SUVs. O Volkswagen T-Cross terminou o mês com 9.468 emplacamentos, chegando ao acumulado de 74.004 em 2024. Desse modo, fica difícil para o Hyundai Creta conseguir alcançá-lo com apenas um mês sobrando, visto que o SUV recém-atualizado está mais de 10.000 unidades atrás do concorrente.

Continua após a publicidade
Onix Plus Longa
Mesmo longe do top 10 em novembro, Onix Plus já está praticamente garantido com o sedã mais vendido de 2024 (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

 O Renault Kwid apesar de ter sido o sétimo mais vendido neste mês (6.812), está longe de ser o líder entre os compactos. O Fiat Mobi, décimo segundo colocado em novembro (5.657), conseguiu fazer um bom volume de vendas durante o ano e está com mais de 11.000 unidades à frente do Renault.

O caso do Hyundai HB20S é ainda mais difícil. O sedã fechou o mês como o oitavo mais vendido (6.652), mas está ainda mais distante do líder do segmento, o Onix Plus, que já vendeu 54.524 unidades no ano, incluindo as 5.412 deste mês. Na sequência, temos o Chevrolet Tracker (6.311) e o Hyundai Creta (6.082) fechando o top 10 de novembro.

Continua após a publicidade
Hilux SRX PLUS
Hilux já pode ser considerada a grande campeã entre as picapes médias (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Partindo para segmento das picapes, como era de se esperar, a Fiat Toro emplacou 4.586 unidades em novembro e já está garantida como a intermediária mais vendida de 2024. No acumulado, ela já soma 49.348 unidades, muito distante da Chevrolet Montana, com 25.175. O mesmo vale para as picapes médias, com a Toyota Hilux tendo larga vantagem em cima da Ford Ranger. São 45.449 contra 28.258.

COROLLA CROSS x BYD SONG PRO
BYD Song é líder entre os híbridos, mas o Haval H6 ainda tem condições de passá-lo no último mês (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Outros dois segmentos que estão praticamente definidos é o dos sedãs médios e dos elétricos. No primeiro, o Toyota Corolla reina tranquilo com 34.113 emplacamentos até o momento. Já entre os elétricos, o título é do BYD Dolphin Mini, que soma 20.101 emplacamentos.

Compass
Briga entre os SUVs médio ainda está indefinida. Compass e Corolla Cross irão definir a liderança no último mês (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há, porém, outros dois segmentos que não estão definidos. O primeiro é dos híbridos. O BYD Song é o líder com 22.454 emplacamentos no acumulado de 2024, mas, dependendo de como for dezembro o GWM Haval H6 pode ultrapassá-lo, já que soma 20.248 vendas. Em novembro, a diferença entre eles foi de 1.187 unidades. É uma tarefa difícil, mas pode acontecer.

Já entre os SUVs médios a história é diferente. Jeep Compass pode estar perto de perder a coroa depois de sete anos consecutivos na liderança. Apesar do Compass ter conseguido se distanciar um pouco, o Toyota Corolla Cross está apenas 1.316 unidades atrás do rival. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.