Nova versão XTR pode deixar Citroën C3 e Aircross mais completos
Imagens que mostram apenas o logo da nova versão confirma retorno da versão XTR, mas esconde detalhes sobre a novidade

Você já deve ter esquecido, mas a primeira geração Citroën C3 teve uma versão aventureira lá em 2006. Era o C3 XTR, que ficou esquecida, pelo menos aqui no Brasil. Mas agora, quase vinte anos depois, a marca francesa oficializa o seu retorno do C3 XTR.
Até agora, a Citroën mostrou apenas como será o logotipo dos seus novos XTR. Também foi dito que ela será uma “nova linha de produtos”, que abrange não só o C3, como também o Aircross, deixando de fora apenas o Basalt.
Por hora, isso é tudo o que foi dito, mas podemos especular algumas coisas. É possível que a versão chegue para o ocupar o topo da gama, acima da versão You para o hatch, e acima da Shine no Aircross.

Se formos por essa lógica, as versões devem utilizar o motor 1.0 turbo T200 de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre acompanhado do câmbio CVT. Essa é a mesma motorização do C3 You, enquanto o resto da linha utiliza o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm com câmbio manual de cinco marchas.
No caso do Aircross, a escolha é mais óbvia, já que ele está disponível apenas com o conjunto do motor T200.
Podemos esperar também alguns detalhes visuais que vão distinguir as versões XTR das demais. E, ao julgar pelas cores do logotipo, é possível que esses detalhes adotem tons de verde e cinza. Na Índia, o C3 ganhou uma versão esportiva em junho com o nome Sport, que traz uma boa quantidade de elementos visuais, que podem inspirar o XTR.
É possível esperar, também, por item que fazem falta no hatch, como quadro de instrumentos digital, ar-condicionado automático, chave presencial e airbags laterais. Todos estes equipamentos estão disponíveis para o Aircross e para o Basalt.

Em 2006, quando o C3 XTR foi lançado no Brasil, ele trazia um pacote cosmético off-road. Havia para-choques, grade e arcos de roda com detalhes em plástico preto, bem como bagageiro e moldura prateada para os faróis de neblina.
Ele também era bem equipado, trazendo itens como ar-condicionado digital, bancos de couro com o emblema XTR estampado e controles para o som em uma haste ao lado do volante. Também tinha freio a disco nas quatro rodas, airbags dianteiros e ABS. Porém, faltava-lhe uma suspensão mais preparada para o off-road, assim como a versão europeia.
A Citroën ainda não deu data para o lançamento da linha XTR, mas a julgar pelo teaser, podemos esperar novidades nos próximos meses.