Nova Ram 1200 aparece em testes na Suécia junto com a Fiat Strada
Site americano especializado na Ford flagrou a futura rival na Maverick sob forte camuflagem e faróis diferentes dos que vimos nos protótipos brasileiros
Se no começo a Fiat Toro reinou praticamente sozinha entre as picapes intermediárias, agora o segmento está ganhando uma novidade atrás da outra. Tem a Ford Maverick em uma faixa de preço acima e a Chevrolet Montana com preço um pouco mais baixo. Seu sucesso é tão grande que a Stellantis está desenvolvendo outra picape na mesma plataforma.
Trata-se da picape chamada por enquanto de Ram 1200. Será a menor picape Ram vendida no Brasil e a única com produção nacional e ela foi flagrada em testes no frio da Suécia. Curiosamente, as fotos tiradas pelo site americano Ford Authority, mostram o protótipo ao lado de uma Fiat Strada.
Testes como esse, no frio extremo, são feitos por praticamente todos os fabricantes nesta época do ano. O objetivo, entre outras coisas, é validar a atuação do controle de estabilidade no gelo. E fazem isso mesmo quando o carro ainda não está com a carroceria definitiva.
Inclusive, é muito provável que a Fiat Strada em testes seja uma unidade com o motor 1.0 turbo do Fiat Pulse, uma das novidades da picape para a linha 2024.
Para não perder a força dentro do segmento que ela mesmo inaugurou, a Stellantis já prepara uma carta na manga. Provavelmente na metade de 2023, estreará no Brasil uma nova picape da RAM, menor que a 1500 e feita sobre a mesma plataforma monobloco Small Wide 4×4 dos Jeep Renegade, Compass e até da própria Toro.
Rodando em testes no Brasil há algum tempo, a possível Ram 1200 ainda só pode ser vista sob forte camuflagem. E mesmo nestas imagens mais detalhadas feitas na Suécia se vê muito pouco do design além dos seus volumes e das dimensões, que aparentam ser maiores que as de uma Maverick. A Strada ao lado é uma boa referência de tamanho.
Mas não se deixe enganar por elementos como os faróis redondos, que ainda são os mesmos do Renegade, apenas adaptados na mula de testes. Tanto que a Ram 1200 já foi flagrada em testes no Brasil com um conjunto retangular e mais de acordo com o padrão da Ram. Já a traseira está tão bem camuflada que é possível ver apenas uma pequena porção das luzes, que são as mesmas da Fiat Toro.
O que não é mistério é a mecânica. Está quase certo que a picape terá sempre tração 4X4 e câmbio automático ZF de nove marchas. Quanto aos motores, ela terá como opção o 2.0 turbo Tigershark flex, que terá algo em torno de 260 cv e 40 kgfm, e o 2.2 turbo Multijet II, que deve passar dos 200 cv e 45 kgfm.
A Ram 1200 será fabricada em Goiana, Pernambuco, junto com a Toro e com os Jeep Renegade, Compass e Commander. Além do Brasil, outros países da América do Sul também receberão a nova picape, como Chile e Argentina. O lançamento será ainda em 2023.