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Nova plataforma da VW terá carregamento em 12 minutos e até 1.700 cv

Chamada de SSP, arquitetura será utilizada por todas as marcas do Grupo VW e deve reduzir drasticamente o preço de carros elétricos

Por Lucas Parente
Atualizado em 22 jun 2023, 18h00 - Publicado em 22 jun 2023, 18h00
Volkswagen ID.7 é o primeiro sedã da família de elétricos da marca
Novos elétricos da VW, como o ID.7, vêm utilizando plataforma MEB, que será aposentada em breve (Divulgação/Volkswagen)
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A família ID., de carros elétricos, ainda está ganhando forma no catálogo do Volkswagen, mas a marca alemã já se prepara para lançar a sua próxima plataforma de EVs, que servirá também para todas as marcas do seu grupo. Desde 2021, quando essa futura arquitetura foi anunciada, atrasos sugeriam que o desafio é grande, mas há indícos de que em 2026 ela já estará nas ruas.

O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, enfatizou o compromisso do grupo em lançar sua nova arquitetura elétrica de forma abrangente em 2026. Ela é chamada SSP (sigla para “plataforma de sistemas escaláveis”, na tradução livre), devendo atender de carros urbano até carros esportivos, podendo ter modelos com mais de 1.700 cv.

“A arquitetura SSP equilibrará a necessidade de escala e padronização com diferenciação e velocidade”, reiterou Blume. Um dos principais objetivos da tecnologia é a redução de custos, envolvendo itens como o uso de baterias de lítio-fosfato de ferro (LFP), em substituição aos íons de lítio atuais.

Através dessa e outras medidas, acredita o CEO, será possível atingir equidade da margem de lucros dos elétricos com os carros movidos por motor a combustão. “Arquiteturas veiculares correspondem a 75% dos custos de um elétrico, contra 10% de um carro a combustão”, explicou o executivo.

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Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen.
Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen. (Divulgação/Volkswagen)
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O CEO do grupo soltou alguns detalhes relacionado ao desempenho dos veículos com a plataforma SSP: eles poderão ser carregados de 10% a 80% em uma média de 12 minutos, muito abaixo dos 35 minutos dos modelos atuais à base da MEB. Também se espera automação veicular de nível 4, ainda inexistente em qualquer carro à venda no planeta nos dias atuais.

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volkswagen-electric-car-battery
Baterias desenvolvidas pelo Grupo VW. (Divulgação/Volkswagen)

As marcas da Volks serão responsáveis por desenvolver, independentemente, alguns elementos da plataforma SSP com base no tamanho e custo de seu segmento principal, a fim acelerar o seu desenvolvimento. Componentes para subcompactos e carros urbanos serão liderados pela Volkswagen e usados ​​pela Cupra , Skoda e Audi. Já componentes para carros de médio porte serão desenvolvidas pela Audi e usadas pela Volkswagen, Porsche e Skoda. Na parte de componentes de carros grandes, a Porsche liderará o desenvolvimento. 

Blume também disse que: “Carros grandes da SSP usados ​​pela Audi, Bentley e Lamborghini serão compartilhados em 14 modelos, visando cerca de 1,4 milhão de veículos combinados até 2038. Isso adicionaria € 150 bilhões em receita de vendas”.

Duas plataformas serão lançadas antes da chegada da SSP. Primeiro a PPE (Premium Performance Electric), que iniciará sua utilização no próximo ano em modelos como Porsche e-Macan e o Audi Q6 e-Tron. A outra plataforma é a MEB+, que deve chegar em 2025 e modernizará a atual plataforma MEB, da família ID., diminuindo o tempo de carregamento em mais de 10 minutos.

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