Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova geração do Toyota Corolla não tem reloginho no painel

Com plataforma e conjunto mecânico novos, modelo também estreia interior mais moderno

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 dez 2019, 14h20 - Publicado em 23 mar 2018, 20h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • toyota-corolla-hatchback
    Hatch tem design exclusivo para os EUA (Divulgação/Toyota)

    A nova geração do Toyota Corolla começou a ganhar forma. Desta vez a fabricante japonesa mostra o Corolla Hatch que será vendido nos Estados Unidos.

    Publicidade

    Na prática, é uma versão local do Auris, que foi apresentado para o mercado europeu há poucas semanas.

    Publicidade
    toyota-corolla-hatchback
    Visual esportivo é próprio da versão XSE (Divulgação/Toyota)

    Mas o Corolla hatch é mais importante para o Brasil: seu interior e sua motorização estão mais próximos da nova geração do Corolla sedã que será fabricada por aqui a partir de 2019.

    Em vez de um conjunto híbrido ou o motor 1.2 turbo de 116 cv, o hatch americano tem motor 2.0 Dual-VVT-i aspirado, mas com injeção direta.

    Publicidade

    Outra novidade é que o sistema de comando das válvulas de admissão terá sua variação comandada eletricamente, não por pressão de óleo como no sistema tradicional.

    Continua após a publicidade

    A taxa de compressão também é mais alta, de 13: 1 contra 12:1 do antigo 2.0.

    Publicidade
    toyota-corolla-hatchback
    Modelo passou a ser baseado na plataforma TNGA (Divulgação)

    Por aqui, o Corolla ainda deverá usar um 1.5 turbo nas versões mais caras. Ele será produzido na fábrica de Porto Feliz (SP) a partir do segundo semestre de 2019, quando as obras de ampliação da unidade serão concluídas.

    Continua após a publicidade

    No Brasil, a Toyota já descartou o câmbio manual de seis marchas para o Corolla, mas ele continuará sendo oferecido nos EUA.

    Publicidade

    Mas o destaque é mesmo a transmissão Dynamic-Shift CVT, que simula 10 marchas com modo Sport, mas com primeira marcha mecânica para facilitar as arrancadas.

    toyota-corolla-hatchback
    Novo câmbio CVT tem uma marcha convencional para melhorar a arrancada (Divulgação/Toyota)

    O Corolla hatch está completamente diferente por dentro. Boa parte dos botões foram substituídos pela central multimídia destacada no topo do painel.

    Publicidade

    Ela tem 8 polegadas e é compatível com Apple CarPlay.

    toyota-corolla-hatchback
    Novo quadro de instrumentos tem design mais moderno e limpo (Divulgação/Toyota)

    Logo abaixo estão as saídas de ar e os comandos do ar-condicionado, agora de duas zonas. A alavanca de câmbio fica isolada em um console próprio em posição elevada.

    O conjunto foi tão simplificado que o reloginho digital (que lembrava o antigo Ford Del Rëy) foi abandonado.

    O quadro de instrumentos também mudou bastante.

    Continua após a publicidade

    Uma tela de TFT de sete polegadas substitui o velocímetro e também exibe informações do computador de bordo e do navegador.

    toyota-corolla-hatchback
    Agora o Corolla tem Apple Carplay e Android Auto (Divulgação/Toyota)

    Em relação ao Auris, o Corolla hatch tem design com pretensões esportivas, com para-choques, faróis e lanternas. Essa diferenciação vem de outras gerações, pois o perfil dos clientes muda.

    Continua após a publicidade

    Se nos EUA o Corolla é carro compacto, comprado por jovens, na Europa – assim como no Brasil – é um carro médio com nível de equipamentos superior. Por isso, é melhor não esperar que o Corolla brasileiro seja igual ao americano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.