Nova geração do Renault Duster é revelada, mas não se anime muito
Não há muitos detalhes do que a Renault planeja fazer com o seu Duster, apenas que ele faz parte de uma revolução na marca
É quase tradição: basta a Dacia apresentar uma nova versão do Duster que dias depois a Renault apresenta sua própria interpretação do mesmo modelo, com pequenas diferenças. O objetivo é fazer o modelo chegar a outros mercados fora da Europa.
A versão da Renault não teve muitas informações reveladas. A principal diferença está na grade dianteira, com o “Renault” estampado bem no mesmo estilo visto na picape-conceito Niagara. Na traseira, o novo Renault Duster adota o emblema da Renault e tem suas próprias lanternas. Não foram divulgadas imagens do painel.
A estratégia da Renault com essa nova geração do Duster para o mercado europeu não foi falada. O que se sabe é que a Renault quer mudar sua base de fabricação da França para a Turquia, mais precisamente para a fábrica de Bursa, onde atualmente são fabricados apenas o Clio e o Megane sedan.
A mudança tem como objetivos cortar custos, já que produzir modelos a combustão interna na União Europeia está ficando cada vez mais caro. O foco então é concentrá-los todos na Turquia, onde a empresa opera há 54 anos com a joint venture Oyak-Renault. Para isso, serão investidos 400 milhões de euros na expansão da planta até 2027, que passará a produzir três SUVs crossovers dos segmentos B e C, além é claro, do Duster.
Todos os novos modelos turcos terão versões a combustão interna e híbridas, o mesmo vale para o Duster, que em sua versão ‘original’ traz duas variantes híbridas: uma híbrida leve de 130 cv e outra plena de 140 cv. Todos os modelos também serão exportados, fazendo da fábrica Turca, a maior exportadora de carros da Renault para fora da União Europeia.
Além das duas versões citadas, há também uma terceira puramente a combustão com motor 1.0 turbo TCe, compatível com gasolina e gás natural que rende até 100 cv.
É a mesma estratégia na qual a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) está inserida. Mas, no Brasil, o próximo novo modelo não será a nova geração do Duster, mas um SUV cupê médio híbrido. Considerando a identidade visual da marca, a expectativa é por dimensões parecidas à de um Renault Austral (4,51 m de comprimento) e traseira inspirada no Rafale. O lançamento é esperado para 2025.
Enquanto a nova geração do Duster será o primeiro modelo que será introduzido na fábrica turca e a sua produção está programada para começar no segundo semestre de 2024, a geração antiga do Duster terá uma leve reestilização no Brasil em janeiro. O flagra abaixo foi feito na própria fábrica da Renault no Paraná.
View this post on Instagram
A nova geração do Renault Duster pode aparecer no Brasil apenas depois de 2025, aproveitando as semelhanças entre seu projeto e o da Renault Niagara, que também será fabricada na plataforma CMF-B. A questão é que a picape intermediária que substitui a Oroch será fabricada na Argentina.