Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova geração do Fiat 500 terá plataforma do Peugeot 208

Compatível com motores a combustão e elétrico, plataforma CMP poderá estar presente nos próximos lançamentos da Fiat na Europa

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 ago 2020, 12h32 - Publicado em 11 ago 2020, 11h12
fiat 500
(Fiat/Divulgação)

O processo de fusão entre os grupos FCA (de Fiat, Jeep e RAM) e PSA (de Peugeot, Citroën e Opel) está avançando. Já está definido, por exemplo, que elas darão origem a um novo grupo chamado Stellantis.

O objetivo das duas empresas é unificar seus esforços e poupar custos de desenvolvimento. E isso já começou a ficar evidente: a FCA avisou alguns parceiros para encerrar projetos de desenvolvimento que incluam sua plataforma do segmento B, de compactos. Querem evitar gastos desnecessários.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

De acordo com o site checo Auto.cz, esse contato foi feito especificamente com empresas que trabalham para a fábrica da Fiat em Tychy, na Polônia, responsável pela fabricação dos Fiat 500 e Lancia Ypsilon, o que sinaliza uma mudança de plataforma na próxima geração dos dois compactos.

Continua após a publicidade
fiat_500_la_prima_-_france_066d0110197f135c
(Fiat/Divulgação)

Essa mudança de plataforma é tudo que a FCA quer. Seria para que o projeto passasse a ser baseado na plataforma CMP, da PSA. O interesse da FCA nela é conhecido desde o início do processo de fusão e as empresas já se falam sobre projetos em conjunto no segmento de compactos.

A plataforma CMP é modular e dedicada a carros compactos, e fará sua estreia no Brasil em setembro com a nova geração do Peugeot 208.

Continua após a publicidade
Novo Peugeot 208 1.6 2021 (7)
(Murilo Góes/Quatro Rodas)

O compacto da Peugeot ajuda a ilustrar um dos grandes méritos dessa arquitetura. O novo 208 chegará em versões com motor 1.6 flex e elétrico e essa mudança no conjunto mecânico não obriga mudanças na plataforma: ela já nasceu pensada para também ser elétrica.

Essa versatilidade cairia como uma luva para a Fiat, que já apresentou a nova geração do 500 elétrico (que, inclusive, está confirmado para o Brasil), mas não a versão a combustão, que deve seguir sem mudanças – assim como o Ypsilon.

Continua após a publicidade
plataforma cmp
A plataforma modular CMP é a nova base para compactos de Peugeot, Citroën e Opel (PSA/Divulgação)

Usar a plataforma CMP baratearia os custos e também poderia possibilitar o lançamento do desejado sucessor para o Fiat Punto.

Contudo, enquanto a fusão não é concluída, a FCA precisaria licenciar a plataforma CMP para iniciar o desenvolvimento de seus carros, o que seria fundamental para não atrasar o cronograma de lançamentos.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 735

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.