Nova BMW Série 5 Touring: tudo na medida
Versão 540i Touring acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos; perua será mostrada ao público no Salão de Genebra
Cada vez mais escassas no Brasil por conta da preferência por SUVs, as peruas ainda têm seu público cativo na Europa. Prova disso é que a BMW apresenta a nova Série 5 Touring, a versão perua da recente geração G30 da família Série 5.
A quinta geração traz, basicamente, o mesmo visual da versão sedã apresentada em outubro do ano passado, mas com a elegância comum a toda station wagon. Ela herda a grade dianteira “duplo rim” interligada com os faróis, para-choque dianteiro com grandes entradas de ar e lanternas que invadem a tampa do porta-malas — que permite acesso também pela abertura do vidro traseiro.
A station wagon pode levar até 570 litros de bagagem, dez a mais que a anterior. Com os bancos rebatidos (com divisão 40:20:40) a capacidade pode sobir para até 1.700 litros. Como o sedã, a perua é montada sobre a plataforma CLAR, e combina materiais como aço de alta resistência, magnésio, fibra de carbono e alumínio — resultando numa redução de peso que deve a chegar a 100 kg.
Sob o capô a Série 5 Touring terá a mesma oferta de motores do modelo do sedã. Isso inclui dois motores a gasolina: o 2.0 turbo de 251 cv para o 530i Touring, além do seis cilindros em linha 3,0 litros de 340 cv e 45,8 mkgf de torque para o 540i xDrive (de tração integral). Essa última tem aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
São ofertados também dois propulsores diesel, como o 2.0 de 190 cv para o 520d e o seis cilindros em linha 3.0 de 265 cv e 63,2 mkgf de torque — com o opcional de tração integral.
Por dentro, há a central multimídia com tela de 10,25 polegadas com função de controle por gestos, além do sistema Remote 3D View — que oferece ao motorista a visualização da área ao redor do veículo por meio de um app.
A station também é equipada com controle de velocidade adaptativo, suspensão pneumática com auto nivelamento na traseira, assistente ativo de mudança de faixa, ativo até os 210 km/h, além de assistente de engarrafamento. Somados, ele permitem ao veículo funcionar de modo autônomo em alguns momentos.
O modelo será mostrado público no Salão de Genebra, em março. Suas vendas na Europa terão início em junho.