Nissan Kait 2026: primeiras imagens do novo SUV de entrada
Veterano renovado mantém motor 1.6 de 113 cv e bom espaço interno para enfrentar Kardian e Tera; chega às concessionárias ainda este ano
Você já viu o Nissan Kait antes. Houve mudanças abrangentes no design, mas esta é primeira geração do Kicks com uma nova identidade e um novo posicionamento de preço. O Kait 2026 começará a ser vendido no dia 11 de dezembro como o novo SUV mais barato da Nissan, para concorrer com Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
Já produzido na fábrica em Resende (RJ), o Kait irá substituir o Kicks Play (nome usado por menos de um ano). Estará nas lojas na próxima semana, iniciando a pré-venda amanhã (3). Logo no início de 2026, será lançado em mais mercados da América Latina.
A maior dificuldade da Nissan será doutrinar o brasileiro para pronunciar o nome “Kait” da forma como espera. A tendência é que o nome seja lido como “Kite”, que é “pipa” em inglês. Os executivos da Nissan, contudo, forçam a pronúncia “Kêit” na tentativa de ter a mesma pronúncia em todos os mercados para onde o modelo será exportado. Esse é o tipo de coisa que não costuma dar certo no Brasil.
Esta que é a segunda e mais abrangente reestilização da primeira geração do Kicks, lançada em 2016, é providencial para a Nissan. Agora a marca japonesa pode reforçar sua ofensiva entre os SUVs mais baratos do Brasil sem medo que isso interfira na imagem da nova geração do Kicks, lançada em junho maior e mais sofisticado.
A Nissan percebeu que a primeira geração do Nissan Kicks ainda é bastante competente. Mesmo prestes de completar 10 anos, ainda oferece uma das melhores relações de espaço interno da categoria, graças a dimensões como os 4,30 m de comprimento, 1,76 m de largura, 2,62 m de entre-eixos e 432 litros de porta-malas. Estes números permanecem no Kait 2026.
A fabricante ainda não fala qual é a motorização, citando apenas que o carro terá “um conjunto mecânico com eficiência e reputação comprovadas.” Isso já deixa claro que terá o motor 1.6 aspirado usado até então e que não terá qualquer alteração técnica. Continuará a entregar até 113 cv e 15,2 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automático CVT de seis marchas simuladas. Até agora, nada foi dito sobre um eventual retorno da versão manual, o que é pouco provável.
Quem fizer questão de motor turbo e câmbio com marchas reais tem a nova geração do Kicks como opção, com seu motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,5 kgfm, e o câmbio de dupla embreagem com seis marchas.
Onde o lançamento do Nissan estabelece uma verdadeira ruptura com seu passado é no design, que deixa a grade em “V” no passado e passa a seguir um estilo mais próximo dos carros elétricos e híbridos que a Nissan apresentou recentemente na China, como o N7. O Kait só não segue a moda dos leds próximos ao capô: ali ficam os novos faróis, ainda mais estreitos e sempre de leds. Uma barra preta interliga os faróis.
A iluminação varia conforme a versão. No Kicks Sense, de entrada, há leds diurnos integrados aos faróis. Nas demais, há três barras iluminadas em nichos logo abaixo dos faróis – a única relação de estilo com o novo Kicks. A tomada de ar frontal fica na base do para-choque, entre duas peças que criam o efeito de um protetor de para-choque. Com essa mudança, os faróis passam a cumprir a função dos faróis de neblina.
A traseira continua a buscar inspiração no Nissan N7, com lanternas mais estreitas e interligadas, além de uma nova tampa de porta-malas. Já a lateral denuncia a idade do projeto: o formato das portas, janelas e as maçanetas traseiras elevadas permanecem inalterados em relação ao carro lançado há quase dez anos, recebendo apenas saias de portas mais robustas e que ajudam a compor o novo estilo proposto pelo Kait.
Por dentro, a Nissan promete atualizações pontuais para modernizar a cabine. O pacote deve incluir um novo quadro de instrumentos digital e uma central multimídia atualizada, além de melhorias no acabamento.
O novo SUV também será peça-chave na balança comercial da montadora: além de abastecer o mercado brasileiro, o Kait será exportado de Resende para mais de 20 países da América Latina.
CNH sem autoescola é aprovada pelo Contran; entenda todas as novas regras
Toyota muda estratégia da Hilux com bitola larga e insinua GR-Sport para nova geração
Nissan Kait 2026: primeiras imagens do novo SUV de entrada
Vendas de novembro: VW Tera supera Onix e lidera entre os carros de passeio
Ram Dakota 2026: versões, equipamentos e detalhes da nova picape média a diesel







