Clique e assine por apenas 8,90/mês

MotoGP: Vitória de Pedrosa em Brno

Piloto espanhol venceu de forma brilhante a MotoGP na República Tcheca

Por Marcelo Brettas - Atualizado em 9 nov 2016, 12h01 - Publicado em 26 ago 2012, 10h49
MotoGP: Vitória de Pedrosa em Brno

Com Casey Stoner (Honda) fora da prova em razão da queda sofrida no GP e que o obrigou a uma cirurgia no tornozelo direito, a prova esteve restrita a dois protagonistas, Dani Pedrosa (Honda) e Jorge Lorenzo (Yamaha) que dispararam na frente e fizeram uma bela corrida em que se alternaram na liderança. A primeira metade foi dominada por Lorenzo, mas restando 10 voltas para o final Pedrosa conseguiu uma bela ultrapassagem e os dois seguiram juntos por toda a prova, com direito a uma última volta eletrizante em que eles se alternaram na liderança, rasparam pedaleiras, e cruzaram com uma mínima vantagem a favor de Pedrosa. O terceiro lugar ficou com Cal Crutchlow (Yamaha Monster Tech3), que finalmente conquista o seu primeiro pódio na MotoGP, seguido pelo seu companheiro de equipe Andrea Dovizioso, que na próxima temporada defenderá a Ducati, e com Stefan Bradl cruzando a linha em quinto lugar.

Com esse resultado a diferença entre o líder do campeonato Jorge Lorenzo (245 pontos) e o segundo colocado Dani Pedrosa (232 pontos) foi reduzida para apenas 13 pontos, prometendo muitas emoções nessa reta final do campeonato.

Na Moto2, mais um show de Marc Márquez, do Team CatalunyaCaixa Repsol que venceu o GP da República Tcheca, à frente de Tom Luthi e Pol Espargaró. Com esse resultado o líder Márquez amplia para 48 pontos a sua vantagem sobre Espargaró na disputa pelo título da categoria, com o espanhol aumentando as suas chances de migrar para a MotoGP em 2013, pilotando uma das motos da equipe oficial Honda, com um título da Moto2. O brasileiro Eric Granado teve uma atuação discreta e cruzou a linha na 26ª colocação.

Já a Moto3 foi novamente uma das mais emocionantes do dia. Grid lotado, pista bem molhada no início da prova, alguns pilotos com pneus para chuva e outros com slick, enfim todos os ingredientes para uma grande corrida. Quem driblou melhor todas essas variáveis foi Jonas Folger, da Mapfre Aspat Team Moto3, que largou com slicks e apostou que a pista ia secaria, vencendo com uma boa vantagem para um pelotão que cruzou compacto com Luis Salom (RW Racing GP), cruzando em segundo lugar, à frente de Sandro Cortese (Red Bull KTM Ajo) e Maverick Viñales (Blusens Avintia). Cortese (200 pontos) lidera o campeonato, seguido por Viñales (168 pontos) e Salom (149 pontos).

MotoGP da República Tcheca1- Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, 22 voltas

2- Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing, +0.178

3- Cal Crutchlow, Monster Yamaha Tech , 
+12.343

Continua após a publicidade

4- Andrea Dovizioso, Monster Yamaha Tech 3,
+18.591

5- Stefan Bradl, ,LCR Honda MotoGP
+25.582

6- Alvaro Bautista, San Carlo Honda Gresini,
+29.451

7- Valentino Rossi, Ducati Team
+34.514

8- Randy De Puniet, Power Electronics Aspar,
+1:04.285

9- Karel Abraham, Cardion AB Motoracing,
+1:08.278

10- Aleix Espargaro, Power Electronics Aspar,
+1:09.972

Continua após a publicidade
Publicidade