Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Morre Itelmar Gobbi, um dos criadores do Miura

Gobbi foi responsável pelo design dos 11 modelos produzidos pela marca brasileira entre 1977 a 1992

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 out 2020, 12h01 - Publicado em 23 out 2020, 21h08
Itelmar Gobbi
Gobbi quando visitou a maior coleção de Miura do país (Acervo pessoal/Acervo pessoal)

A história do Miura não se resume ao fato de ter sido uma das mais importantes fabricantes de fora de série nacionais e de ter produzido modelos sofisticados e que marcaram uma geração – e deixou fãs dos cupês no país inteiro.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

Hoje, 23, um dos criadores do Miura, Itelmar Gobbi, faleceu em Porto Alegre aos 83 anos. Gobbi fundou a empresa  ao lado do amigo Aldo Besson, que faleceu em 2011.

Continua após a publicidade

A parceria nasceu em 1966 com a gaúcha Aldo Auto Capas, fabricante de acessórios automotivos. Eles logo vislumbraram a possibilidade de criar seu próprio carro, um cupê esportivo.

Itelmar Gobbi
Os fundadores da marca Miura (Acervo pessoal/Acervo pessoal)

O designer Gobbi foi um empresário incansável. Esteve a frente do projeto de todos os 11 modelos Miura, cuja fábrica esteve operacional em Porto Alegre, de 1977 a 1992. Ao todo foram vendidas 9.500 unidades do Miura.

A criação dos ainda jovens empresários foi  inspirado em modelos como o Lamborghini Countach e Mazda RX5. O carro foi fabricado em  fibra de vidro e montado sobre o chassi Volkswagen, com motor 1600 cilindradas, refrigerado a ar.

Os faróis escamoteáveis e o acabamento refinado garantiram destaque  ao Miura, que também se tornou um sucesso graças a tecnologias pioneiras como o volante com regulagem elétrica de altura. O modelo realmente era a vanguarda da indústria automotiva nacional.

Continua após a publicidade
Miura MTS
O Miura MTS foi o primeiro esportivo da fabricante gaúcha (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Nos anos 80 o Miura, por meio das versões Spider, Saga, 787, X8, Top Sport e X-11 atingiu seu máximo em requinte: computador de bordo com sintetizador de voz que avisava para soltar o freio de estacionamento, necessidade de abastecer, engatar o cinto de segurança ou retirar a chave da ignição.

 

Gobbi comandava o setor de design e produção da fábrica do Miura e realmente dedicou a sua vida para realizar o sonho de produzir um esportivo 100% brasileiro, e o manteve no mercado enquanto teve condições, por exatos 15 anos.

Eu, como jornalista, tive o prazer de entrevistar Gobbi  pessoalmente no ano passado. E uma passagem da entrevista me marcou de forma significativa. Ele contou, já com a voz embargada de emoção, que trabalhava 22 horas por dia para conseguir produzir aquele modelo artesanal e que quem criou seus filhos foi sua esposa. Quando percebeu as crianças já haviam se tornado jovens que já iam o ajudar na fábrica. Sem dúvidas uma vida dedicada ao mercado automotivo nacional.

“O Gobbi revolucionou a indústria automobilística nacional, trouxe muitas inovações para o mercado de automóveis, tecnologia de ponta para a época, design ousado, com muito luxo, cores exclusivas, um homem que fez história. Perdemos um herói”, relata Alexandre Arruda, o curador da maior coleção de Miura do país, amigo da família Gobbi e sócio de um dos principais clubes dedicados a história do modelo, o Miura Clube RJ.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_738_insta


Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.