PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Morre Claudio Demaria, projetista de Palio, Uno, Strada e Toro

Engenheiro italiano criou o centro de desenvolvimento da Fiat no Brasil e retornou ao país para liderar os grandes lançamentos da marca nos últimos anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 out 2022, 14h07
FCA_Claudio-Demaria
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

A Stellantis comunicou a morte do engenheiro italiano Claudio Demaria, que por duas vezes liderou a engenharia da Fiat (e da FCA) na América Latina. Demaria esteve envolvido diretamente no desenvolvimento dos carros de maior sucesso da Fiat no mundo nas últimas décadas. 

Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial“, disse a Stellantis em nota divulgada à imprensa.

Claudio Demaria se tornou projetista da Fiat em 1973, aos 19 anos. Por isso, esteve envolvido em projetos tão importantes para a Fiat na Itália e também na América Latina.

Fiat palio weekend

O engenheiro começou a estreitar as relações com o Brasil por volta de 1995, com o projeto do Fiat Palio, desenvolvido na Itália e no Brasil. Demaria viria para o Brasil 10 anos depois, em 2005, capitanear a criação de um polo de desenvolvimento de automóveis no país. A Fiat do Brasil se tornaria capaz de desenvolver um carro do zero e o primeiro deles seria a segunda geração do Uno, lançado em 2010.

Continua após a publicidade
Fiat Uno 1.4
O que vale mais: mais motor ou espaço maior? (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas Claudio Demaria retornou à Itália antes do lançamento do compacto. Em 2008, o então presidente da Fiat, Sergio Marchionne, o convocou para ajudar no alinhamento de plataformas com a Chrysler. Esse processo de fusão resultaria na criação da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Na Europa, ainda esteve envolvido em projetos de Fiat, Alfa Romeo e Maserati.

strada

O engenheiro retornaria ao Brasil em 2011 para comandar a nova ofensiva de lançamentos da Fiat na América Latina, nomeadamente os Fiat Toro, Mobi, Argo e Cronos. Ficou no Brasil até 2018, quando, antes de se aposentar, em janeiro deste ano, comandaria toda a Engenharia da FCA EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e seria consultor técnico da Stellantis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.