Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morre Claudio Demaria, projetista de Palio, Uno, Strada e Toro

Engenheiro italiano criou o centro de desenvolvimento da Fiat no Brasil e retornou ao país para liderar os grandes lançamentos da marca nos últimos anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 out 2022, 14h07

A Stellantis comunicou a morte do engenheiro italiano Claudio Demaria, que por duas vezes liderou a engenharia da Fiat (e da FCA) na América Latina. Demaria esteve envolvido diretamente no desenvolvimento dos carros de maior sucesso da Fiat no mundo nas últimas décadas. 

Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial“, disse a Stellantis em nota divulgada à imprensa.

Claudio Demaria se tornou projetista da Fiat em 1973, aos 19 anos. Por isso, esteve envolvido em projetos tão importantes para a Fiat na Itália e também na América Latina.

Continua após a publicidade

Fiat palio weekend

O engenheiro começou a estreitar as relações com o Brasil por volta de 1995, com o projeto do Fiat Palio, desenvolvido na Itália e no Brasil. Demaria viria para o Brasil 10 anos depois, em 2005, capitanear a criação de um polo de desenvolvimento de automóveis no país. A Fiat do Brasil se tornaria capaz de desenvolver um carro do zero e o primeiro deles seria a segunda geração do Uno, lançado em 2010.

Fiat Uno 1.4
O que vale mais: mais motor ou espaço maior? (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas Claudio Demaria retornou à Itália antes do lançamento do compacto. Em 2008, o então presidente da Fiat, Sergio Marchionne, o convocou para ajudar no alinhamento de plataformas com a Chrysler. Esse processo de fusão resultaria na criação da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Na Europa, ainda esteve envolvido em projetos de Fiat, Alfa Romeo e Maserati.

Strada

O engenheiro retornaria ao Brasil em 2011 para comandar a nova ofensiva de lançamentos da Fiat na América Latina, nomeadamente os Fiat Toro, Mobi, Argo e Cronos. Ficou no Brasil até 2018, quando, antes de se aposentar, em janeiro deste ano, comandaria toda a Engenharia da FCA EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e seria consultor técnico da Stellantis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.