Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Morgan Plus Four CX-T é roadster mais valente que a maioria dos SUVs

Após 70 anos de espera por nova geração do Plus Four, Morgan é mais breve ao lançar versão aventureira do roadster

Por Eduardo Passos 6 ago 2021, 23h38
Já pensou em comprar um roadster de madeira para fazer rali? Agora você pode
Já pensou em comprar um roadster de madeira para fazer rali? Agora você pode Divulgação/Morgan

Muito conhecida por ter usado, por décadas, madeira onde a grande maioria das fabricantes utiliza ligas metálicas, a britânica Morgan também acumula 110 anos de história no fora-de-estrada; um legado apropriadamente mantido pelo novo Plus Four CX-T.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Com o T de “trails” (“trilhas”, em inglês), o aventureiro é, na verdade, uma versão do Morgan Plus Four, atualizado em 2020 após 70 anos com a mesma plataforma. A diferença é muito mais do que estética e, além do visual explorador, há preparo hardcore, sem desculpas para poupar o roadster de terrenos inóspitos.

Segundo a fabricante, a ideia de transformar o novo Plus Four em um fora-de-estrada veio das “empreitadas que os clientes da Morgan já realizaram ao redor do mundo” ao longo das décadas.

Convenhamos que há motivos para o Plus Four CX-T vir com dois estepes e um galão de combustível
Convenhamos que há motivos para o Plus Four CX-T vir com dois estepes e um galão de combustível Divulgação/Morgan

Mas é claro que isso não bastava, e um dos trunfos do Plus Four CX-T é sua nova plataforma de alumínio, mais versátil, segura e adequada às legislações do que a anterior, aposentada recentemente. De tão importante, a plataforma CX é quem completa o batismo do esportivo, com rigidez torcional 100% maior em relação a modelos mais antigos, que tinham madeira de freixo reforçada onde, agora, o alumínio assumiu as funções.

Continua após a publicidade
Se é para cair na terra, não há motivo para exagerar no luxo da cabine
Se é para cair na terra, não há motivo para exagerar no luxo da cabine Divulgação/Morgan

A fim de desenvolver uma versão off-road à altura do icônico Plus Four, também houve contribuição da Rally Raid UK — preparadora responsável pela criação de 60 carros de 15 edições diferentes do Rally Dakar. 

Com suspensão duplo-A, pacote esportivo e proteção reforçada do cárter Morgan garante resistência e capacidade dignas do preço milionário
Com suspensão duplo-A, pacote esportivo e proteção reforçada do cárter Morgan garante resistência e capacidade dignas do preço milionário Divulgação/Morgan

O resultado a quatro mãos envolve o uso de braços de suspensão do Morgan Plus Six, amortecedores esportivos da EXE-TC, buchas feitas sob medida e pneus off-road que juntos elevam o roadster a um vão-livre de 23 cm. Detalhes como o escape lateral também contribuem para um elevado ângulo de saída.

  • Para proteger os dois ocupantes, foi instalada uma gaiola de proteção que, além da segurança, oferece suporte para compartimentos de carga e até fixação de bicicletas ou pranchas de surfe.

    Promessa de desempenho ao nível de clássicos do rali
    Promessa de desempenho ao nível de clássicos do rali Divulgação/Morgan

    Para chegar ao destino, o esforço é do motor 2.0 turbo da BMW, com 258 cv e 40,9 kgfm. “Os três modos de bloqueio do diferencial maximizam a tração em qualquer tipo de superfície”, garante a marca que também acrescentou extensa proteção ao assoalho do veículo.

    As oito unidades serão feitas sob medida e, claro, numeradas
    As oito unidades serão feitas sob medida e, claro, numeradas Divulgação/Morgan

    Pois bem, se um fora-de-estrada amadeirado é o que falta para suas aventuras é melhor correr: apenas seis unidades do Plus Four CX-T serão produzidas. Todas serão finalizadas antes do fim do ano e custarão £170.000 (cerca de R$ 1,2 milhão), sem impostos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Edição de julho
    A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Quatro Rodas/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade