Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morgan Plus Four CX-T é roadster mais valente que a maioria dos SUVs

Após 70 anos de espera por nova geração do Plus Four, Morgan é mais breve ao lançar versão aventureira do roadster

Por Eduardo Passos
6 ago 2021, 23h38
Já pensou em comprar um roadster de madeira para fazer rali? Agora você pode
Já pensou em comprar um roadster de madeira para fazer rali? Agora você pode (Divulgação/Morgan)

Muito conhecida por ter usado, por décadas, madeira onde a grande maioria das fabricantes utiliza ligas metálicas, a britânica Morgan também acumula 110 anos de história no fora-de-estrada; um legado apropriadamente mantido pelo novo Plus Four CX-T.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Com o T de “trails” (“trilhas”, em inglês), o aventureiro é, na verdade, uma versão do Morgan Plus Four, atualizado em 2020 após 70 anos com a mesma plataforma. A diferença é muito mais do que estética e, além do visual explorador, há preparo hardcore, sem desculpas para poupar o roadster de terrenos inóspitos.

Continua após a publicidade

Segundo a fabricante, a ideia de transformar o novo Plus Four em um fora-de-estrada veio das “empreitadas que os clientes da Morgan já realizaram ao redor do mundo” ao longo das décadas.

Convenhamos que há motivos para o Plus Four CX-T vir com dois estepes e um galão de combustível
Convenhamos que há motivos para o Plus Four CX-T vir com dois estepes e um galão de combustível (Divulgação/Morgan)

Mas é claro que isso não bastava, e um dos trunfos do Plus Four CX-T é sua nova plataforma de alumínio, mais versátil, segura e adequada às legislações do que a anterior, aposentada recentemente. De tão importante, a plataforma CX é quem completa o batismo do esportivo, com rigidez torcional 100% maior em relação a modelos mais antigos, que tinham madeira de freixo reforçada onde, agora, o alumínio assumiu as funções.

Se é para cair na terra, não há motivo para exagerar no luxo da cabine
Se é para cair na terra, não há motivo para exagerar no luxo da cabine (Divulgação/Morgan)

A fim de desenvolver uma versão off-road à altura do icônico Plus Four, também houve contribuição da Rally Raid UK — preparadora responsável pela criação de 60 carros de 15 edições diferentes do Rally Dakar. 

Continua após a publicidade
Com suspensão duplo-A, pacote esportivo e proteção reforçada do cárter Morgan garante resistência e capacidade dignas do preço milionário
Com suspensão duplo-A, pacote esportivo e proteção reforçada do cárter Morgan garante resistência e capacidade dignas do preço milionário (Divulgação/Morgan)

O resultado a quatro mãos envolve o uso de braços de suspensão do Morgan Plus Six, amortecedores esportivos da EXE-TC, buchas feitas sob medida e pneus off-road que juntos elevam o roadster a um vão-livre de 23 cm. Detalhes como o escape lateral também contribuem para um elevado ângulo de saída.

Para proteger os dois ocupantes, foi instalada uma gaiola de proteção que, além da segurança, oferece suporte para compartimentos de carga e até fixação de bicicletas ou pranchas de surfe.

Promessa de desempenho ao nível de clássicos do rali
Promessa de desempenho ao nível de clássicos do rali (Divulgação/Morgan)

Para chegar ao destino, o esforço é do motor 2.0 turbo da BMW, com 258 cv e 40,9 kgfm. “Os três modos de bloqueio do diferencial maximizam a tração em qualquer tipo de superfície”, garante a marca que também acrescentou extensa proteção ao assoalho do veículo.

Continua após a publicidade
As oito unidades serão feitas sob medida e, claro, numeradas
As oito unidades serão feitas sob medida e, claro, numeradas (Divulgação/Morgan)

Pois bem, se um fora-de-estrada amadeirado é o que falta para suas aventuras é melhor correr: apenas seis unidades do Plus Four CX-T serão produzidas. Todas serão finalizadas antes do fim do ano e custarão £170.000 (cerca de R$ 1,2 milhão), sem impostos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Continua após a publicidade
Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.