Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mitsubishi Outlander PHEV

Primeiro híbrido plug-in vendido no Brasil, o crossover pode ser recarregado na tomada ou pelo próprio motor a combustão

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 8 nov 2016, 18h09 - Publicado em 22 set 2014, 13h45
lancamentos

O primeiro veículo híbrido do tipo plug-in vendido no Brasil já está nas ruas. O Outlander PHEV, primeiro utilitário esportivo híbrido 4×4 oferecido no país, traz um motor de 2-litros a combustão e outros dois elétricos síncronos (um para cada eixo), ele pode rodar mais de 52 quilômetros apenas com eletricidade. O Outlander recupera parte da energia cinética sempre que o motorista tira o pé do acelerador ou pisa no freio, armazenando-a em baterias. Se a carga estiver baixa ou se o condutor preferir, o motor a gasolina pode atuar como um gerador, alimentando os motores elétricos. A partir de 120 km/h ele entra em ação para tracionar o veículo, na única situação em que o carro queima gasolina para andar.

As baterias podem ser recarregadas por meio de uma tomada comum ou pelo próprio motor a combustão. No segundo caso, é possível ativar a função Charge (inclusive com o carro em movimento), que carrega 80% da bateria em 40 minutos, consumindo três litros de gasolina do tanque de 45 litros.

Na maior parte do tempo a tração do carro é dianteira, sendo que é possível convocar o motor elétrico traseiro para atuar sobre o eixo dependendo das condições do piso. Por um botão é possível também acionar a tração 4×4. Como não tem transmissão, as borboletas atrás do volante servem para selecionar o modo de atuação do freio-motor ideal para cada tipo de descida.

Continua após a publicidade

O Outlander PHEV também é bem equipado, oferecendo itens como nove airbags, rodas de liga leve aro 18, piloto automático adaptativo (ACC), aviso de iminência de colisão com frenagem autônoma a até 30 km/h, controles de tração e estabilidade, aviso de mudança de faixa, alerta para pedestres, partida do motor e destravamento das portas sem chave, central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, GPS, abertura elétrica do porta-malas, câmera de ré, faróis de xenon e até a possibilidade de controlar diversas funções (como o acionamento do ar-condicionado e horário para iniciar e terminar a recarga das baterias) pelo smartphone ou tablet.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.