Minivan elétrica feita em parceria de BYD e Mercedes entra em produção
Mais BYD que Mercedes-Benz, Denza D9 aposta em luxo e tecnologia elétrica vendida no Brasil para reerguer vendas da marca
Atualmente, a BYD vende, na China, quase o mesmo tanto de todos os carros que são vendidos no Brasil somados. Com tanta moral, a fabricante chinesa não apenas criou uma nova marca de carros em parceria com a Mercedes-Benz: a chinesa aumentou sua participação na colaboração a fim de tentar um “fato novo” na marca, atualmente sem muito sucesso.
Estamos falando da Denza, que acaba de dar início à produção da D9, uma minivan que chegará em versão híbrida e elétrica. Luxuosa, a D9 chama mais atenção pelo interior, onde há sete telas ao todo: além do quadro de instrumentos (10,25’’) e da central multimídia (15,6’’), também há dois tablets atrás da primeira fileira e, mais interessantes ainda, duas telinhas nos encostos de braço, permitindo controlar todo tipo de comodidade disponível.
Uma vez que agora 90% da Denza pertence à BYD, é natural que a mecânica tenha vindo da parte oriental da joint venture. A versão elétrica da D9 será baseada na nova plataforma elétrica e-platform 3.0, uma evolução da base dos Han e Tan vendidos no Brasil.
A D9 elétrica, alegadamente, tem mais de 600 km de alcance com as baterias cheias — medição feita no otimista ciclo CLTC. Com carregamento máximo de 166 kW, é possível acrescentar 150 km de alcance com apenas 10 minutos na tomada.
Também há a Denza D9 híbrida, que recorre ao mesmo sistema DM-i recém-chegado no Brasil através do BYD Song Plus. Nesse caso, o veículo utiliza um motor 1.5 turbo em conjunto com outro, elétrico. Não há mais detalhes mecânicos do conjunto, mas a fabricante afirma que, na versão híbrida, a minivan tem consumo de 16,1 km/l, elevando além dos 1.000 km sua autonomia.
Ao todo são sete versões da Denza D9; quatro híbridas e três elétricas, com preço entre US$ 46.000 e US$ 64.000. Ao todo, pelo menos 30.000 unidades da minivan já foram pré-adquiridas, disse o gerente-geral da marca, Zhao Changjiang, em uma postagem na rede social Weibo.
Boa parte dessas unidades já deveriam ter sido entregues, mas problemas logísticos causados pelo lockdown rigoroso imposto, em julho, sobre Xangai, atrasaram o cronograma. Mesmo assim, a Denza pretende lançar mais dois modelos novos ainda em 2022.