Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BYD D1: carro elétrico para táxis e aplicativos estreia por R$ 269.990

O monovolume é pensado para o transporte de passageiros, tendo até porta traseira deslizante e automática

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 20 jul 2022, 12h04 - Publicado em 20 jul 2022, 12h03

Sucesso na China, onde vendeu mais de 100 mil unidades só no ano passado, o BYD D1 EV chega para ser o terceiro carro elétrico da marca por aqui, fazendo companhia ao SUV BYD Tan e o sedã BYD Han. Porém, provavelmente, você não poderá adquirir um desses.

Isso porque a proposta do BYD D1 é de ser um veículo de frota, sendo pensado, principalmente, como táxi ou carro de aplicativo. Tanto é que seu desenvolvimento foi feito em parceria com a DiDi Chuxing, empresa que é dona da 99 Táxi na China. Por aqui, a própria 99 está sendo a responsável por fazer os primeiros testes do veículo.

BYD D1 EV traseira
(BYD/Divulgação)

O motor elétrico tem 136 cv e 18,3 kgfm, tendo sua velocidade limitada aos 130 km/h. Já as baterias tem 53 kWh e proporcionam autonomia de até 371 km. É menos que os demais modelos da BYD, mas não deixa de ser um bom número, considerando a vocação urbana do veículo. Em carregador rápido, é possível recarregar 80% da capacidade em 35 minutos.

BYD D1 EV lateral
A porta traseira direita abre lateralmente e exibe a palavra “welcome” (bem-vendo, em inglês) quando é aberta (BYD/Divulgação)

Só que a motorização não é o mais interessante deste modelo, mas sim sua vocação. O carro tem porte de SUV médio, com 4,39 m de comprimento,1,65 m de altura e 1,85 mm de largura. Já o entre-eixos é o equivalente ao de um sedã médio, medindo 2,80 m. Isso para poder proporcionar mais espaço para os até três ocupantes da segunda fileira. O assoalho plano também ajuda a dar mais comodidade.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o monovolume tem apenas 12,5 cm de vão livre. É menos que o nosso antigo Chevrolet Onix Plus de Longa Duração, que tinha 2,17 cm e sofria para passar por alguns obstáculos urbanos. Segundo a BYD isso serve para facilitar a entrada dos passageiros nos bancos traseiros.

BYD D1 EV frontal
(BYD/Divulgação)

Outro detalhe pensado para o conforto de quem vai pedir um carro no aplicativo é a porta traseira direita. Diferente das demais, ela é deslizante e tem acionamento automático, facilitando o embarque e desembarque de passageiros. E ainda exibe a mensagem “welcome” — ou bem-vindo, na tradução — ao ser aberta.

BYD D1 EV porta-malas
O porta-malas não teve seu tamanho informado, mas a BYD diz que ele tem “amplo espaço para malas de viagem” (BYD/Divulgação)

Quem viaja atrás ainda dispõe de quatro tomadas USB para carregamento de celular (duas em cada banco), porta-copos, suporte para telas atrás de cada assento dianteiro e ar-condicionado de duas zonas. A BYD ainda garante que há “amplo espaço para pernas e bolsas” na segunda fileira.

Continua após a publicidade
BYD D1 EV porta-copos
Passageiros dispõe de alguns acessórios para aumentar o conforto (BYD/Divulgação)

O motorista poderá controlar as funções do carro pela central multimídia de 10,1’’ ou então utilizar o assistente de voz. Os passageiros também poderão controlar algumas funções do carro, como a temperatura do ar, por exemplo. Já os bancos, segundo a BYD os são ergonômicos e ideais para longos períodos na direção.

BYD D1 EV interno cabine
(BYD/Divulgação)

Para auxiliar o motorista, o D1 tem diversos recursos de segurança, como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa – com vibração no volante – e alerta de colisão de pedestres. Outro sistema é o Driving Monitoring System, que através da análise por vídeo, voz e outros recursos, envia alertas ao motorista quando reconhece que ele está perdendo a atenção no trânsito, podendo até acionar o freio em casos extremos.

BYD D1 EV painel
(BYD/Divulgação)

Todos os recursos citados são referentes à versão topo de linha, GS, que será vendida por R$ 269.990 no esquema B2B (Business to Business). A BYD também informa que outra variante mais barata chamada GL estará disponível, entretanto, ainda não tem data de lançamento ou preço definidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.