Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

BYD D1: carro elétrico para táxis e aplicativos estreia por R$ 269.990

O monovolume é pensado para o transporte de passageiros, tendo até porta traseira deslizante e automática

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 20 jul 2022, 12h04 - Publicado em 20 jul 2022, 12h03

Sucesso na China, onde vendeu mais de 100 mil unidades só no ano passado, o BYD D1 EV chega para ser o terceiro carro elétrico da marca por aqui, fazendo companhia ao SUV BYD Tan e o sedã BYD Han. Porém, provavelmente, você não poderá adquirir um desses.

Isso porque a proposta do BYD D1 é de ser um veículo de frota, sendo pensado, principalmente, como táxi ou carro de aplicativo. Tanto é que seu desenvolvimento foi feito em parceria com a DiDi Chuxing, empresa que é dona da 99 Táxi na China. Por aqui, a própria 99 está sendo a responsável por fazer os primeiros testes do veículo.

BYD D1 EV traseira
BYD/Divulgação

O motor elétrico tem 136 cv e 18,3 kgfm, tendo sua velocidade limitada aos 130 km/h. Já as baterias tem 53 kWh e proporcionam autonomia de até 371 km. É menos que os demais modelos da BYD, mas não deixa de ser um bom número, considerando a vocação urbana do veículo. Em carregador rápido, é possível recarregar 80% da capacidade em 35 minutos.

BYD D1 EV lateral
A porta traseira direita abre lateralmente e exibe a palavra “welcome” (bem-vendo, em inglês) quando é aberta BYD/Divulgação

Só que a motorização não é o mais interessante deste modelo, mas sim sua vocação. O carro tem porte de SUV médio, com 4,39 m de comprimento,1,65 m de altura e 1,85 mm de largura. Já o entre-eixos é o equivalente ao de um sedã médio, medindo 2,80 m. Isso para poder proporcionar mais espaço para os até três ocupantes da segunda fileira. O assoalho plano também ajuda a dar mais comodidade.

Por outro lado, o monovolume tem apenas 12,5 cm de vão livre. É menos que o nosso antigo Chevrolet Onix Plus de Longa Duração, que tinha 2,17 cm e sofria para passar por alguns obstáculos urbanos. Segundo a BYD isso serve para facilitar a entrada dos passageiros nos bancos traseiros.

Continua após a publicidade

BYD D1 EV frontal
BYD/Divulgação

Outro detalhe pensado para o conforto de quem vai pedir um carro no aplicativo é a porta traseira direita. Diferente das demais, ela é deslizante e tem acionamento automático, facilitando o embarque e desembarque de passageiros. E ainda exibe a mensagem “welcome” — ou bem-vindo, na tradução — ao ser aberta.

BYD D1 EV porta-malas
O porta-malas não teve seu tamanho informado, mas a BYD diz que ele tem “amplo espaço para malas de viagem” BYD/Divulgação

Quem viaja atrás ainda dispõe de quatro tomadas USB para carregamento de celular (duas em cada banco), porta-copos, suporte para telas atrás de cada assento dianteiro e ar-condicionado de duas zonas. A BYD ainda garante que há “amplo espaço para pernas e bolsas” na segunda fileira.

BYD D1 EV porta-copos
Passageiros dispõe de alguns acessórios para aumentar o conforto BYD/Divulgação

O motorista poderá controlar as funções do carro pela central multimídia de 10,1’’ ou então utilizar o assistente de voz. Os passageiros também poderão controlar algumas funções do carro, como a temperatura do ar, por exemplo. Já os bancos, segundo a BYD os são ergonômicos e ideais para longos períodos na direção.

BYD D1 EV interno cabine
BYD/Divulgação

Para auxiliar o motorista, o D1 tem diversos recursos de segurança, como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa – com vibração no volante – e alerta de colisão de pedestres. Outro sistema é o Driving Monitoring System, que através da análise por vídeo, voz e outros recursos, envia alertas ao motorista quando reconhece que ele está perdendo a atenção no trânsito, podendo até acionar o freio em casos extremos.

BYD D1 EV painel
BYD/Divulgação

Todos os recursos citados são referentes à versão topo de linha, GS, que será vendida por R$ 269.990 no esquema B2B (Business to Business). A BYD também informa que outra variante mais barata chamada GL estará disponível, entretanto, ainda não tem data de lançamento ou preço definidos.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês