2023 mal começou e a Europa já escolheu o seu carro do ano. E assim como na edição de 2022 o vencedor é um carro elétrico.
O Jeep Avenger, primeiro modelo elétrico da montadora, foi o escolhido entre sete modelos pré-selecionados, somando um total de 328 pontos. Ao todo, um juri composto por 57 jornalista de todo continente participaram da eleição. Normalmente, o corpo de jurados é composto por 61 pessoas, porém quatro russos foram impedidos de participar devido à guerra de seu país contra a Ucrânia.
Cada um deles poderia distribuir 25 pontos entre os carros, sendo obrigatório pontuar ao menos cinco veículos diferentes e não podendo dar mais de dez pontos para um único modelo. O vencedor foi anunciado durante o Salão de Bruxelas, na Bélgica.
O Avenger superou rivais que também prometem muito para esse ano, como a Volkswagen ID.Buzz, que ficou em segundo lugar com 241 pontos. Em terceiro, veio o Nissan Ariya, seguido pelo Kia Niro. Em quinto e sexto lugar, respectivamente, veio a dupla de franceses Renault Austral e Peugeot 408, os únicos que não têm configurações elétricas, apenas híbridas. Os ‘gêmeos’ Toyota bZ4X e Subaru Solterra fecham a lista.
Embora tenha sido o campeão, sabe-se mais dos outros concorrentes do que do Avenger. A Jeep não deu muitas informações sobre o modelo, que será posicionado abaixo do Renegade tendo apenas 4,07 m de comprimento, apenas que ele usará a plataforma CMP do Peugeot 2008 e que sua autonomia deve chegar aos 400 km. As primeiras entregas devem começar a ser feitas no fim do primeiro semestre.
Uma versão aventureira 4X4, bem como uma variante a combustão também estão nos planos, mas o Avenger não deverá ser vendido em outros mercados além da Europa.
Esse é o segundo ano seguido que um elétrico vence o prêmio de carro do ano no Velho Continente. No ano passado, quem levou o título foi o Kia EV6. Antes dele, Jaguar I-Pace (2019) e Nissan Leaf (2011) também foram os favoritos do júri.