Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Barulho no Jeep Compass 1.3 turbo sinaliza problema em rolamentos ou pneus

Silêncio do Jeep Compass em estrada vem sendo violado por um barulho vindo da parte de baixo do carro. Culpa dos pneus ou dos rolamentos das rodas?

Por Henrique Rodriguez
14 dez 2022, 22h01

Quatro pessoas da nossa equipe viajaram no Jeep Compass para acompanhar o Ladeira Abaixo em Ribeirão Preto (SP). Mas todos perceberam um intruso durante a viagem: um “zum-zum-zum” vindo dos pneus em velocidades acima dos 80 km/h.

Barulhos como esse costumam ser motivados por duas causas: ou pneus desgastados de maneira irregular ou por defeito, ou desgaste nos rolamentos das rodas. Considerando os quase 45.000 km do nosso Compass Longitude T270, os pneus foram os grandes suspeitos.

Já havíamos notado o início da formação de degraus entre os sulcos dos pneus em vez de ter um desgaste regular e esse barulho passou a se manifestar após o rodízio feito na última revisão.

Continua após a publicidade

Nossa suspeita ainda foi agravada pelo histórico dos pneus Pirelli Scorpion Verde, que apresentaram esse desnível entre os sulcos no Compass turbo diesel do Longa Duração, desmontado em 2018, e também já foram assunto da seção Autodefesa com relatos de escamação mais graves.

Pneus Compass Longa d
Pneus começam a formar desníveis entre os sulcos (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

No julgamento da concessionária, porém, os pneus são inocentes nesse caso. Levamos o carro à Jeep Daruj com hora marcada. Nos esqueceram na sala de espera por mais de 20 minutos, é verdade, mas após o checklist pediram que o carro fosse deixado para análise pelo menos até o final da tarde do mesmo dia.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Mas o parecer técnico só veio no meio da tarde do dia seguinte: um rolamento do Jeep Compass seria trocado em garantia na tentativa de resolver o problema.

Se esta, de fato, será a solução do barulho, saberemos ao longo do próximo mês. No momento do fechamento desta edição ainda aguardávamos a devolução do carro após a troca dos rolamentos. Caso o barulho permaneça, já teremos um segundo suspeito para investigar.

Continua após a publicidade

Jeep Compass – 44.475 km

Ficha técnica:
Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.812
Gasto no mês: Combustível: R$ 2.032
Consumo: No mês: 9,6 km/l com 25,7% de rodagem na cidade.
Desde agosto/21: 9,8 km/l com 32,8% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.