Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Mercedes-Benz pode ter novo sedã entre CLA e Classe C

Modelo terá maior espaço interno e versões com entre-eixos alongado na China

Por Diego Dias 28 dez 2016, 16h30
Concept Style Coupé de frente
Mercedes-Benz Concept Style Coupé deu origem ao atual CLA Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz terá um novo sedã para se juntar à segunda geração da gama Classe A. O modelo é previsto para chegar até o final de 2018 e ficará posicionado entre os atuais CLA e o Classe C.

Segundo a revista inglesa Autocar, o novo sedã não aposentará o CLA, pois terá proposta menos esportiva, cabine mais espaçosa e porta-malas maior — o que explica a convivência de ambos na gama, mesmo com medidas relativamente próximas. As dimensões do novo carro ainda é segredo, mas são esperadas medidas acima dos atuais 4,63 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,43 m de altura do atual CLA.

Concept Style Coupé na posição 3x4 de frente
Mercedes-Benz Concept Style Coupé Divulgação/Mercedes-Benz

A publicação afirma que a novidade tem pretensões de reforçar as vendas da marca em mercados importantes, como os Estados Unidos e China. No país oriental haverá ainda uma versão com entre-eixos alongado, como já visto por lá nos Classe C e Classe E. Porém, há um cuidado para que o inédito veículo não se aproxime tanto em tamanho do tradicional Classe C.

Continua após a publicidade

O desenvolvimento de um novo sedã abaixo do Classe C tem o objetivo de estabelecer um modelo competitivo para disputar pelo segmento no qual Audi A3 Sedan e o recente BMW Série 1 Sedan já mostram suas forças. Para se ter ideia, o Audi A3 Sedan vendeu no Brasil, considerando o período acumulado até novembro, 3.499 unidades, enquanto o CLA emplacou apenas 584 unidades.

Concept Style Coupé
Mercedes-Benz Concept Style Coupé Divulgação/Mercedes-Benz

Produzido com base na plataforma MFA, o novo carro terá versões com tração dianteira e tração integral — prevista para as configurações esportivas. Serão oferecidos motores de três e quatro cilindros, além do conhecido 2.0 turbo de 381 cv preparado pela AMG. Haverá ainda propulsores híbridos e a diesel. A transmissão poderá ser manual de seis marchas, automatizada de dupla embreagem de sete ou a opcional (e nova) de nove velocidades.

A expectativa é que o novo sedã seja produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Kecskemet, na Hungria, em Pequim (China) e em um novo complexo em construção pela Daimler em parceria com a aliança Nissan em Aguascalientes, no México. O que aumenta a possibilidade desse inédito sedã também vir para o Brasil (e com preço competitivo).

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês