Mercedes-Benz e BMW firmaram um acordo de longo prazo para desenvolver novas tecnologias de condução autônoma, sistemas de assistência ao motorista e estacionamento autônomo.
As primeiras metas do contrato, assinado em 4 de julho, serão implementadas de forma independente em seus veículos e estão previstas para estrear no mercado em 2024.
Junto com as primeiras metas do projeto, o foco também será em desenvolvimento de funções, software e na administração de processamento de dados. São mais de 1.200 especialistas no desenvolvimento do projeto espalhados pela Alemanha.
A parceria também poderá se estender a outras empresas de tecnologias e outros fabricantes de automóveis.
Além disso, há a possibilidade de implementação nas áreas urbanas e nas cidades, incluindo outros fabricantes de equipamentos (Original Equipment Manufactures – OEM).
Os projetos trabalhados pela Mercedes-Benz não inclui apenas veículos de nível 3, mas também os níveis 4 e 5. É a única a aplicar direção autônoma em veículos de passeios, vans, ônibus e caminhões.
Esta não é a primeira parceria fechada entre as duas companhias rivais. Elas também se uniram num projeto bilionário para prestar serviços de compartilhamento que concorram com Uber e afins.
No início de julho de 2019, Mercedes-Benz e BMW publicaram o artigo “Segurança em primeiro lugar para condução automatizada”, em parceria com várias empresas, sobre métodos de segurança e introdução de um sistema de rastreabilidade pertinente à condução autônoma para os níveis 3 e 4.
O programa piloto sobre veículos autônomos dos níveis 4 e 5 em ambientes urbanos será lançado ainda esse ano, no Vale do Silício, com a Bosch.