Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Mercedes-AMG muda de ideia e vai abandonar ‘super motor’ 2.0 para trazer o V8 de volta

Com baixa aceitação e custo elevado, sistema PHEV de quatro cilindros será substituído por conjuntos mais tradicionais

Por Cristiane Barreto
6 jul 2025, 10h35
Mercedes AMG C 63 S E Performance
Grade com aletas verticais e para- -choque são próprios deste AMG  (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O plano ousado da Mercedes-AMG de substituir o V8 4.0 biturbo do C63 por um motor 2.0 híbrido plug-in está com os dias contados. A marca optou por encerrar a produção dessa motorização e já trabalha em novas opções a combustão eletrificadas, com seis ou oito cilindros, para retomar o equilíbrio entre desempenho e experiência ao volante.

Desde o lançamento, o Mercedes-AMG C63 S E Performance dividiu opiniões. Ele combina o motor 2.0 turbo de quatro cilindros — o mais potente já produzido pela marca — a um motor elétrico no eixo traseiro, resultando em 680 cv. Porém, a potência impressionante trouxe algumas limitações: o peso elevado, a entrega de força menos natural e a ausência do som encorpado típico dos antigos V8 comprometeram a experiência.

mercedes-amg c 63 s E Performance
Discreto, tem spoiler,
quatro saídas de escape e saídas de ar no para-choque e nada mais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Manter o sistema híbrido também se mostrou inviável do ponto de vista técnico e financeiro, ainda mais com a chegada das normas Euro 7. A Adaptação para as novas exigências demandaria altos investimentos, levando a marca a repensar sua estratégia. A resposta do mercado foi outro fator decisivo: o público da AMG nunca comprou completamente a ideia de um quatro-cilindros plug-in em um modelo como o C63.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O C63 deve ganhar um facelift em 2026 e trocar o atual conjunto híbrido por um novo motor seis-em-linha, também com sistema plug-in, mas mais equilibrado. A configuração já é utilizada em outros modelos da marca e promete melhorar a distribuição de peso e uma condução mais equilibrada, sem comprometer a eficiência.

Além disso, a marca trabalha em um novo motor V8 com virabrequim plano, que deve estrear em breve no CLE 63. A nova geração do V8 está sendo desenvolvida para entregar potência elevada e resgatar o som característico dos esportivos da marca.

mercedes-amg c 63 s E Performance
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A ideia é manter uma linha de produtos em duas frentes: modelos 100% elétricos, como os EQE e EQS AMG, e opções a combustão eletrificadas — com motores maiores, mas que também contemplem as metas de emissões. A eletrificação continua presente, seja em sistemas híbridos-leves de 48V ou nos híbridos plug-in mais complexos, mas sempre com foco em performance, dirigibilidade e identidade.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.