Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Lexus cria Origami Car, carro funcional feito com papel

Réplica do IS, modelo tem 1.700 peças cortadas a laser

Por Rodrigo Furlan Atualizado em 9 nov 2016, 14h42 - Publicado em 6 out 2015, 16h00
tecnologia

Quando falamos em origami, a primeira imagem que vem à mente é uma dobradura de papel em formato de pássaro (mas, na prática, pode ser de qualquer coisa). No caso da Lexus, não é bem assim. A montadora revelou um carro funcional feito com papel cartão, e que recebeu o sugestivo nome de Origami Car.

lexus-origami-car-2.png

O veículo, baseado no sedã esportivo IS, surgiu a partir de uma parceria da fabricante com a LaserCut Works e a Scales and Models, empresas britânicas que formaram uma equipe de cinco profissionais para o projeto. Também houve colaboração por parte da DS Smith, especializada em materiais de empacotamento.

lexus-origami-car-3.png
Continua após a publicidade

Trata-se de uma réplica em tamanho real com uma moldura feita de alumínio e aço conjugada a nada menos do que 1.700 peças de papel cartão reciclável desenhadas em computador e recortadas a laser. Cada uma delas ganhou numeração própria, criando uma lista sequencial. A montagem se deu seção por seção, por meio de colagem com uma cola especial de madeira. Foram três meses até que o trabalho fosse concluído.

lexus-origami-car-4.png

O Origami Car realmente pode ser colocado em movimento, tendo em vista que itens como portas, rodas e volante funcionam normalmente. Além disso, o modelo foi equipado com motor elétrico, ou seja, emissão zero de poluentes. Apesar de todos os predicados, é razoável aceitar que a Lexus não tem qualquer plano para colocar o carro de papelão em produção num futuro próximo, mas os interessados poderão vê-lo no Grand Designs Live, evento que será realizado em Birmingham, Reino Unido, a partir de quinta-feira (8).

lexus-origami-car-6.png

VEJA MAIS– Galeria: Lexus IS– Incrível: uma miniatura de F-1 de papel

Continua após a publicidade

Publicidade