Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Lecar Campo quer enfrentar Fiat Strada com motor híbrido da Renault

Futura marca nacional apresentará picape compacta em breve e promete lançamento para agosto de 2026

Por Nicolas Tavares
30 jul 2025, 10h27
Lecar Campo
 (Divulgação/Lecar)
Continua após publicidade

A Lecar ainda nem começou a vender carros no Brasil e ainda trabalha tanto no seu primeiro modelo, o 459, quanto na fábrica em Sooretama (ES). Enquanto isso, a empresa desenvolve seu próximo veículo, a picape compacta Campo, que terá seu primeiro mocape apresentado em agosto.

Criada para ser uma rival da Fiat Strada, a Lecar Campo tem o objetivo de ser a primeira picape compacta híbrida flex do país. O segmento hoje é bem pequeno, contando somente com o modelo da Fiat, líder da categoria, e a Volkswagen Saveiro. Até o momento, a fabricante italiana não mostrou ter a inteção de equipar a Strada com um sistema híbrido, mesmo o sistema híbrido leve 12V já presente nos Fastback e no Pulse.

Lecar Campo
(Divulgação/Lecar)

Apesar de parecer maior nas fotos, a Lecar Campo é realmente compacta. Tem 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Como comparação, a Strada Cabine Dupla mede 4,48 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Promete ter uma caçamba maior do que a da Fiat, com capacidade para 900 litros, contra 844 litros da Strada.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Há uma inspiração clara na Tesla Cybertruck e não é para menos. A Lecar tem usado a fabricante de carros elétricos como influência em diversos aspectos, como no design do 459, claramente baseado no Tesla Model Y. A Campo até chegou a ser batizada como Cybercampo quando foi anunciada.

Apesar disso, a Campo não será elétrica. A fabricante diz que usará a mesma motorização que será adotada pelo Lecar 459. Ou seja, terá um motor 1.0 turbo flex fornecido pela Horse Powertrain, do grupo Renault – é o mesmo propulsor que está no Renault Kardian e na nova geração do Nissan Kicks. Gera 122 cv e 22,4 kgfm, mas servirá apenas como gerador de energia para as baterias de 18,4 kWh.

Lecar Campo
(Divulgação/Lecar)
Continua após a publicidade

Quem moverá a picape será um motor elétrico de 165 cv e 26,3 kgfm. Utilizando essa tecnologia, a Lecar tem uma estimativa bem otimista sobre a autonomia, esperando que a picape seja capaz de rodar por 1.000 km com apenas 30 litros de etanol no tanque.

A empresa não cita a autonomia usando etanol à toa. Embora tenha nascido com a promessa de fazer carros elétricos, a Lecar agora adotou o discurso de combinar a tecnologia híbrida com o etanol. Tanto é que o mocape da picape será apresentado ao público pela primeira vez durante a feira Fenasucro & Agrocana, um dos mais tradicionais eventos para produtores de cana-de-açúcar e que acontecerá em Sertãozinho (SP) entre os dias 12 e 15 de agosto.

Continua após a publicidade

Promete ser bem equipada, trazendo itens como seis airbags, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, central multimídia, freio a disco nas quatro rodas, suspensão independente no eixo traseiro, entre outros.

Mesmo sem que a fábrica esteja pronta, a Lecar já promete lançar a Campo em agosto de 2026. Inclusive já iniciou uma programa de reserva, permitindo que os interessados entrem na fila de espera com a promessa de garantir não só a picape como também o preço promocional de R$ 159.300.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$5,99/mês.