Lecar Campo quer enfrentar Fiat Strada com motor híbrido da Renault
Futura marca nacional apresentará picape compacta em breve e promete lançamento para agosto de 2026

A Lecar ainda nem começou a vender carros no Brasil e ainda trabalha tanto no seu primeiro modelo, o 459, quanto na fábrica em Sooretama (ES). Enquanto isso, a empresa desenvolve seu próximo veículo, a picape compacta Campo, que terá seu primeiro mocape apresentado em agosto.
Criada para ser uma rival da Fiat Strada, a Lecar Campo tem o objetivo de ser a primeira picape compacta híbrida flex do país. O segmento hoje é bem pequeno, contando somente com o modelo da Fiat, líder da categoria, e a Volkswagen Saveiro. Até o momento, a fabricante italiana não mostrou ter a inteção de equipar a Strada com um sistema híbrido, mesmo o sistema híbrido leve 12V já presente nos Fastback e no Pulse.

Apesar de parecer maior nas fotos, a Lecar Campo é realmente compacta. Tem 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Como comparação, a Strada Cabine Dupla mede 4,48 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Promete ter uma caçamba maior do que a da Fiat, com capacidade para 900 litros, contra 844 litros da Strada.
Há uma inspiração clara na Tesla Cybertruck e não é para menos. A Lecar tem usado a fabricante de carros elétricos como influência em diversos aspectos, como no design do 459, claramente baseado no Tesla Model Y. A Campo até chegou a ser batizada como Cybercampo quando foi anunciada.
Apesar disso, a Campo não será elétrica. A fabricante diz que usará a mesma motorização que será adotada pelo Lecar 459. Ou seja, terá um motor 1.0 turbo flex fornecido pela Horse Powertrain, do grupo Renault – é o mesmo propulsor que está no Renault Kardian e na nova geração do Nissan Kicks. Gera 122 cv e 22,4 kgfm, mas servirá apenas como gerador de energia para as baterias de 18,4 kWh.

Quem moverá a picape será um motor elétrico de 165 cv e 26,3 kgfm. Utilizando essa tecnologia, a Lecar tem uma estimativa bem otimista sobre a autonomia, esperando que a picape seja capaz de rodar por 1.000 km com apenas 30 litros de etanol no tanque.
A empresa não cita a autonomia usando etanol à toa. Embora tenha nascido com a promessa de fazer carros elétricos, a Lecar agora adotou o discurso de combinar a tecnologia híbrida com o etanol. Tanto é que o mocape da picape será apresentado ao público pela primeira vez durante a feira Fenasucro & Agrocana, um dos mais tradicionais eventos para produtores de cana-de-açúcar e que acontecerá em Sertãozinho (SP) entre os dias 12 e 15 de agosto.
Promete ser bem equipada, trazendo itens como seis airbags, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, central multimídia, freio a disco nas quatro rodas, suspensão independente no eixo traseiro, entre outros.
Mesmo sem que a fábrica esteja pronta, a Lecar já promete lançar a Campo em agosto de 2026. Inclusive já iniciou uma programa de reserva, permitindo que os interessados entrem na fila de espera com a promessa de garantir não só a picape como também o preço promocional de R$ 159.300.