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Land Rover testará protótipo de Defender movido a células de hidrogênio

Os testes acontecerão ainda em 2021 e a escolha pelo SUV não é por acaso

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 15 jun 2021, 17h29 - Publicado em 15 jun 2021, 17h27
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  • protótipo Land Rover Defender com célula de combustível hidrogênio
     (Divulgação/Land Rover)
    protótipo Land Rover Defender com célula de combustível hidrogênio
    (Divulgação/Land Rover)

    Seguindo a eletrificação mundial, a Jaguar Land Rover anuncia um novo conjunto mecânico “amigo do meio ambiente”. Porém, diferentemente dos motores elétricos comuns, a unidade da marca britânica será movida a células de hidrogênio, mesmo artifício do Toyota Mirai. O projeto, batizado de “Zeus Project”, será testado até o fim deste ano em uma versão protótipo do SUV Defender.

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    A escolha do off-road como modelo de testes não é por acaso. O intuito do projeto é desenvolver uma tecnologia que garanta longo alcance e seja eficiente em temperaturas extremas, além de testar a capacidade de reboque e torque em ambientes mais hostis, como no off-road.

    Na configuração 110 (5 portas), são quase 5 m de comprimento e 2 m de largura e altura

    O Defender FCEV (sigla em inglês para veículo elétrico com célula de combustível) vai funcionar com um tanque de alta pressão para armazenar o hidrogênio, uma pilha de célula de combustível e uma grande bateria, capaz de recuperar energia de frenagens para armazená-la e utilizá-la para dar mais força aos motores elétricos.

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    Com esse sistema, a única emissão que sairá pelos escapamentos será de água, resultante da reação que ocorre na célula de combustível. Segundo a Land Rover, veículos movidos a hidrogênio trazem algumas vantagens em relação aos elétricos convencionais, entre elas o rápido abastecimento e pouca perda de autonomia em climas mais frios.

    sistema do motor movido a hidrogênio da Land Rover
    O hidrogênio, armazenado no tanque, entra em contato com o ar na célula de combustível. A reação química entre o combustível e o oxigênio gera energia, que é usada para movimentar o carro. A bateria serve como suporte para a célula de combustível. (Divulgação/Land Rover)

    Como ainda não é comum encontrarmos postos de hidrogênio, a infraestrutura pode será um problema. Segundo a International Energy Agency (IEA), a previsão é de que existam cerca de 10.000 postos para abastecer uma frota de cerca de 10 milhões de FCEVs em todo o mundo.

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    A Jaguar Land Rover não está trabalhando sozinha no “Zeus Project”. Outras empresas auxiliam no desenvolvimento do protótipo, como Delta Motorsport, AVL, Marelli Automotive Systems e o UK Battery Industrialization Centre, este último parcialmente financiado pelo governo britânico.

    O Defender FCEV faz parte do programa da empresa de zerar as emissões de carbono de seus carros até 2036, e será testado nas estradas do Reino Unido 

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