Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Nova Defender 130? Land Rover estuda recriar picape baseada no SUV

Projeto teria sido desengavetado para colocar marca no lucrativo mercado de picapes médias

Por Igor Macario Atualizado em 13 Maio 2021, 15h44 - Publicado em 18 fev 2021, 08h12
land-rover-defender-pickup
X-Tomi Design/Reprodução

A Land Rover poderá expandir a linha do Defender com uma nova geração da versão picape do modelo. O novo Defender vem fazendo sucesso nas versões 90 e 110 ao redor do mundo, e poderá ter uma picape para brigar no segmento das médias. Assim, uma sucessora da Defender 130, uma das variantes mais raras do Defender original.

A picape estava nos planos iniciais para a linha Defender, mas teria sido deixada de lado para que a marca focasse nos utilitários com carroceria fechada. Agora, o projeto teria sido tirado da gaveta.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Por ora, ainda há poucas informações sobre o modelo. No entanto, o diretor executivo da Jaguar Land Rover, Nick Collins, afirmou à revista inglesa Autocar que há demanda para um Defender picape e que “não há limitações estruturais” para o desenvolvimento de uma.

defender
Novo Defender mistura perfil quadradinho com um quê de Range Rover Evoque Press-Inform/Reprodução

Embora ainda não confirme que o modelo realmente chegará às ruas, as afirmações do executivo dão força aos rumores já levantados. Uma picape do Defender teria porte próximo de uma picape média, como uma Toyota Hilux ou Ford Ranger, mas poderia atingir um público mais abastado, disposto a gastar mais por um produto mais premium.

Continua após a publicidade

Além das picapes tradicionais, uma Defender 130 seria concorrente direta da Jeep Gladiator, baseada no também icônico Wrangler.

Land Rover Defender All-Terrain Electric
Picape existiu em geração original do modelo Divulgação/Land Rover

A estratégia é parecida com a da Mercedes-Benz, que lançou a Classe X no mesmo segmento. No entanto, a picape da marca alemã acabou sendo cancelada após várias idas e vindas e divergências dignas de folhetim das nove com a Renault-Nissan, que capitaneava o projeto da picape e era responsável pela produção.

Caso chegue às ruas, a Defender picape também terá algumas características técnicas próprias, como a construção em monobloco (como a Fiat Toro), ante as carrocerias sobre longarinas das picapes convencionais. Além disso, também terá os competentes sistemas de tração integral Terrain Response dos demais Land Rover.

O ponto de partida deverá ser a versão 110 do Defender fechado, mas com diversas mudanças para acomodar a caçamba ao monobloco.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade