Clique e assine por apenas 8,90/mês

Land Rover fará novo Defender V8 de olho em clientela do Classe G

Nova geração do Defender ganhará motor V8 com cerca de 500 cv em projeto cheio de curiosidades

Por Igor Macário - Atualizado em 18 ago 2020, 20h28 - Publicado em 19 ago 2020, 08h00
Defender V8 terá visual mais discreto do que modelos SVR Press-Inform/Reprodução

A Land Rover está cada vez mais perto de lançar o aguardado Defender V8. Como o modelo original, a nova geração terá uma versão com um poderoso V8 sob o capô. Mas este carro terá algumas particularidades que tornarão o projeto tão especial quanto o mdelo antigo.

Embora a Jaguar Land Rover esteja trocando seus motores V8 dos Ford pelos BMW, o Defender será lançado ainda com o conhecido 5.0 que equipa os utilitários há anos. A afirmação é corroborada pelos flagras do modelo durante testes em Nürburgring. O V8 da Ford tem um ronco característico, diferente dos motores da BMW.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Como a Land Rover ainda não confirmou qual V8 estará no Defender, há algumas possibilidades sobre o novo modelo de topo. Uma delas é de que o 5.0 possa estar sendo usado nas unidades de testes para calibração de outros sistemas até que o 4.4 da BMW seja calibrado para trabalhar no Defender.

Isso porque a Ford vai parar de produzir o V8 em sua fábrica no País de Gales no fim de 2020. Este, aliás, é um dos motivos para a troca dos motores da Jaguar Land Rover. Então, para que o 5.0 esteja no Defender, a marca teria que se adiantar e estocar unidades do V8 para futura instalação no Defender, quando eventualmente for lançado.

Continua após a publicidade

Outra curiosidade é que a divisão esportiva da Jaguar Land Rover, a SVR, não está diretamente envolvida no desenvolvimento do Defender V8. A versão é mais um desdobramento do próprio projeto do Defender, e estaria sendo tocada pela equipe original do utilitário.

Por isso, o V8 deverá ser ligeiramente menos potente do que os SVR. O Defender deverá ficar na casa dos 500 cv, ante os 550 cv ou até 575 cv entregues pelos irmãos esportivos. Atualmente, o Defender mais potente é o híbrido, com 400 cv.

Defender Works V8
Defender Works volta com apenas 150 unidades produzidas Divulgação/Land Rover

Ao menos inicialmente, o Defender V8 deverá ser uma versão limitada, mas com mira certa no público que vem comprando os novos Mercedes-Benz Classe G como pão quente.

Para tanto, além da potência, o Defender mais caro deverá ser também muito mais luxuoso do que as versões conhecidas até agora. Na Inglaterra, é esperado que o modelo custe mais de 100 mil libras, exagerados R$ 720 mil em conversão direta. O preço, no entanto, é similar aos do Classe G.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade