‘Land Rover’ da BYD tem mais de 1.150 cv, flutua na água e para sem freio
Yangwang U8 faz questão de impressionar ao unir capacidade off-road extrema a muito luxo, tecnologia e performance
Há algumas semanas, noticiamos que a BYD preparava uma nova submarca, focada em produtos que unem preparo off-road, tecnologia e luxo. O primeiro carro elétrico da Yangwang, como é chamada essa submarca, acaba de ser apresentado e, à primeira vista, faz jus à ambição da fabricante chinesa.
O Yangwang U8 é um imenso SUV elétrico, com 5,3 m de comprimento e 3,05 m de entre-eixos. Seu formas mais retas, com destaque para a traseira “quadradona”, lembram bem SUVs como o Land Rover Defender, mas isso passa longe de ser o seu principal atrativo.
Ao todo, o U8 conta com quatro motores elétricos — um em cada roda — que geram 1.115 cv; o torque total não foi divulgado, mas deve girar em torno de 150 kgfm. É muito provável que o carro elétrico da Yangwang atinja as três toneladas, mas isso não impede que ele vá de 0 a 100 km/h em cerca de 3 s.
A nova plataforma e4 também será utilizada no Yangwang U9 e, no U8, se destaca pelo comando preciso de cada roda, que pode girar para frente ou para trás de maneira independente e sem engate de marcha. Na prática, isso serve para que o jipão rode em torno do próprio eixo em uma manobra, por exemplo, ou para ir de 100 km/h à parada total em apenas 40 m, sem uso dos freios mecânicos.
Outros absurdos prometidos pela BYD incluem a certificação IP68, que torna os motores completamente à prova de poeira e à prova d’água em profundidade até cerca de 3 metros.
Sem maiores detalhes, a chinesa também exibiu um vídeo no qual mostra a selagem da carroceria, que permite ao U8 flutuar ao atravessar um corpo d’água mais profundo, com as rodas girando para ajustar levemente a direção do carro em meio à correnteza.
Detalhes do interior ainda não foram revelados, mas há porque esperar tanta ousadia quanto há por fora. No exterior, o lançamento se destaca pelos vários pontos luminosos que iluminam traseira e frente, onde também há uma grade falsa.
As saliências sobre o parabrisa também indicam o uso extensivo do lidar, que gera uma leitura tridimensional dos arredores com pulsos de laser.
O Yangwang U8 será lançado ainda neste ano na China, custando o equivalente a R$ 780 mil reais no mercado local.