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BYD Dolphin: como é o hatch elétrico que custará menos de R$ 200.000

Compacto elétrico de custo reduzido ganha, mesmo assim, vários itens de conforto para os ocupantes; mecânica e estilo seguem iguais

Por Eduardo Passos
3 jun 2023, 19h22

O nome pode soar estranho, mas o BYD Dolphin está cotado para estrear no Brasil nos próximos meses. Será o carro de entrada da BYD e também vai figurar entre os carros elétricos mais baratos do Brasil.

Este novo “popular elétrico” já chegará com as novidades que ganhou recentemente na China. Está mais equipado e oferece mais conforto aos ocupantes.

A lista de novidades do Dolphin inclui sistema de monitoramento da pressão dos pneus, aquecimento e ajuste elétrico dos bancos dianteiros, sensor de estacionamento frontal, retrovisores elétricos e novos modos de condução. Ao passo que eleva o luxo do modelo, também gera dúvidas quanto ao preço do compacto no Brasil: a expectativa é por preços abaixo dos R$ 200.000.

BYD Dolphin também deve ser lançado no Brasil
Externamente, não há mudanças significativas na linha 2023 do compacto (Divulgação/BYD)

O BYD Dolphin (golfinho, em inglês) tem seu nome por conta da “estética marinha” aplicada pela fabricante. Essa linguagem estética já é vista no BYD Yuan Plus. Além das curvas que remetem à fluidez de um animal dos mares, também há referências do mar nas cores do carro, entre outros detalhes.

A cabine traz decoração bem semelhante a de outros modelos da marca, como o do Song Plus ou do próprio Yuan Plus. O quadro de instrumentos é composto por uma tela minimalista de 5” e a central multimídia, por outra de 12,8”.

Interior do BYD Dolphin segue a linha de outros carros da marca
Interior do BYD Dolphin segue a linha de outros carros da marca (Divulgação/BYD)

O Dolphin é construído sobre a moderna e-platform 3.0, com as baterias Blade, de produção exclusiva da BYD. Mais baratas e seguras, elas são oferecidas em duas configurações: 30,7 kWh e 44,9 kWh, com alcance que varia entre 300 km e 400 km, aproximadamente.

BYD Dolphin
BYD Dolphin (Divulgação/BYD)

As versões de entrada do modelo de 4,1 m de comprimento (tamanho de um Volkswagen Polo) vêm com motor dianteiro de 95 cv e 18,3 kgfm. O topo de linha conta com muito mais potência e torque, totalizando 176 cv e 29,6 kgfm. Nessa configuração, o modelo vai de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 s.

Modelo brigaria com o segundo nível de elétricos do país, que inclui Zoe, Leaf e Bolt
(Divulgação/BYD)
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