Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lancer sai de linha e Mitsubishi passa a vender apenas SUVs e picape

Sedã médio se despede nove anos após chegar ao país, sem trocar de geração, após início das vendas do Eclipse Cross nacional

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jan 2020, 20h05 - Publicado em 7 jan 2020, 19h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mitsubishi Lancer
    Sedã médio foi produzido no Brasil por cinco anos (Divulgação/Mitsubishi)

    A última geração do Mitsubishi Lancer demorou para chegar ao Brasil. Surgiu lá fora em 2007, mas só desembarcou por aqui em 2010. Em compensação, a produção nacional também durou um pouco mais no Brasil.

    O sedã médio teve sua produção encerrada na fábrica de Catalão (GO) ainda em 2019, quando era vendido com grandes descontos. Agora deixou de aparecer no site da Mitsubishi.

    lancer hlt
    Apesar da idade, o Lancer ainda conservava design atraente (Divulgação/Mitsubishi)

    A produção nacional começou em 2014. Antes disso, o modelo chegava importado do Japão – onde a produção parou antes, em agosto de 2017. Foi quando o Mitsubishi Lancer se despediu dos principais mercados, como os Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    A justificativa da Mitsubishi na época foi a rentabilidade, muito maior nos SUVs e crossovers que vende. Por isso, o desenvolvimento de uma nova geração do Lancer foi descartado.

    HL-T
    Sedã saiu de linha com apenas dois airbags e sem controle de estabilidade (Divulgação/Mitsubishi)

    Isso não quer dizer que a décima geração do Lancer tenha chegado ao fim. O sedã teve seu visual totalmente repaginado pela Pininfarina Shanghai para seguir em produção em Taiwan como Grand Lancer.

    Continua após a publicidade

    Apesar de toda a boa fama do Lancer Evolution X, a versão civil já havia sido deixada para trás pelos seus semelhantes. Ultimamente, seus rivais eram as versões mais completas dos sedãs compactos.

    mitsubishi-grand-lancer
    Grand Lancer tem design assinado pela Pininfarina (Divulgação/Mitsubishi)

    Basta ver que o modelo saiu de linha com apenas dois aribags e sem oferecer controles de estabilidade e tração, ou motor flex (presente no ASX nacional). Além disso, tinha 2,63 m de entre-eixos, menor que o do Volkswagen Virtus.

    Continua após a publicidade

    O fim da oferta do Lancer no Brasil coincide com o lançamento de versões nacionais do Eclipse Cross.

    Com este movimento, a Mitsubishi passou a ter apenas SUVs (ASX, Eclipse Cross, Outlander, Pajero Sport e Pajero Full) e picape (L200 Triton Sport) em sua gama de produtos.

    mitsubishi-grand-lancer (1)
    (Divulgação/Mitsubishi)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.