A Kia mostrou pela primeira vez o conceito Trail’ster, modelo que antecipa a versão de produção do novo Soul AWD, durante o Salão de Chicago, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira. O carro, com pintura branca perolada vem com visual para fora de estrada e detalhes em bronze metálico, com placas de alumínio protegendo o assoalho, teto retrátil e rodas de 19 polegadas com algumas partes em vermelho.
As luzes dianteiras são de LED inspiradas nas do K900, enquanto luzes de neblina enormes foram usadas para destacar ainda mais a aparência fora de estrada do conceito. Na traseira as lâmpadas de LED também foram utilizadas. O interior da cabine parece muito com a do Soul já conhecido, mas recebeu alguns novos detalhes como manopla do câmbio mais grossa, controles para o modo da tração e botão da ignição em vermelho.
Os bancos são forrados com couro marrom enquanto os tapetes possuem detalhes em alumínio. Para empurrar o carro o motor 1.6 litro turbo de quatro cilindros foi o escolhido com 188 cavalos de potência e 25,59 mkgf de torque com transmissão automática de seis marchas levando a potência para o eixo dianteiro.
Para acionar a tração integral, um motor elétrico de 36 cavalos empurra pelo eixo traseiro. A solução funciona com uso leve por cerca de cinco km ajudando o motor a combustão durante o processo de aceleração. Além disso, ele também entra em ação em situações fora de estrada, ruas molhadas ou sempre que o sistema de gerenciamento eletrônico percebe uma roda patinando.
Fora do momento em que é utilizado o motor elétrico funciona como um sistema de recuperação de energia cinética para recarregar as baterias de 1.2 kWh durante freadas. Segundo a Kia, o modelo é entre 25% e 30% mais econômico na cidade e entre cinco e 10% nas estradas do que o Soul 2015.