Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Kia EV9 estreia no Brasil em 2024 com bancos giratórios e grade iluminada

Lançamento oficial do SUV elétrico é realizado no Atacama, no Chile, e ele deve chegar ao Brasil em sua versão topo de linha

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 10 nov 2023, 18h13 - Publicado em 10 nov 2023, 18h12

A Kia lança seu novo carro elétrico na América do Sul. Trata-se do Kia EV9, um SUV que já vem ganhando manchetes por aqui há algum tempo, não só por seu tamanho avantajado ou por ter sido confirmado no Brasil, como também pela revolução elétrica que está acontecendo na marca.

O EV9 é o maior integrante até o momento da mais nova família de elétricos da Kia. Além dele, a montadora também já criou outros membros como os mais recentes EV3 e EV4, além do EV5 e EV6, esse último que estava prometido para chegar ao Brasil ainda em 2023, mas deverá atrasar um pouco. 

kia
2024 EV9 GT-Line (Divulgação/Divulgação)

O SUV tem configurações para sete ou seis passageiros e espaço não vai faltar. São 5 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e 3,10 de entre-eixos. O foco no conforto é tão grande, que a Kia irá disponibilizar quatro tipos de assentos para a segunda fileira.

EV9
Houve quem comparasse o EV9 a uma versão gigante do Kia Soul (Divulgação/Kia)

O primeiro é o mais tradicional com 3 lugares e disponível nas versões de passageiro. O segundo é do tipo “básico”, como informou a Kia, e não deve ter nada de muito interessante. Já o terceiro é do tipo “relaxamento” e pode vir com ou sem a função de massagem, e se destacam por poderem reclinar totalmente, assim como os bancos dianteiros. Enquanto o último é giratório com dois assentos independentes que podem girar em até 180 graus. 

Continua após a publicidade

Por fora, seu visual quadradão até remete ao antigo Kia Soul, mas aqui a proposta é totalmente diferente. O EV9 passa a sensação de ser parrudo e resistente, para combinar com sua proposta um pouco mais off-road —  não é por menos que a montadora escolheu o deserto do Atacama, no Chile, para fazer o lançamento do SUV.

kia ev9
Faróis tiveram inspiração nos céus estrelados (Divulgação/Kia)

Mas o charme maior é a nova linguagem visual implementada pela Kia na família EV. A tradicional grade “nariz de tigre” ainda está, mas foi repaginada para a era dos elétricos, afinal, eles dispensam uma grade aberta como a dos carros a combustão. Agora, ela é a “face de tigre digital”, como chama a marca, e é composta pelo conjunto óptico do EV9 que une os faróis verticais com os pequenos DLRs de LED em forma de pequenos pontos de luz.

Aspecto de
Aspecto de “jipão” com pegada off-road (Divulgação/Kia)

Já na traseira, as luzes seguem o padrão fino e vertical dos faróis e se estendem desde o meio do para-brisas traseiro, até a metade do porta-malas. As rodas tem um design futurista de quatro raios e combinam com o visual robusto do SUV e podem ser de 19, 20 ou 21 polegadas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Sobre o trem de força, a Kia destaca que o EV9 é feito sobre a mesma plataforma E-GMP, capaz de fornecer uma autonomia de até 497 km pelo ciclo WLTP. Ela também fornece uma arquitetura de 800 volts, permitindo que o carro use carregadores ultrarrápidos para recuperar 239 km de alcance em apenas 15 minutos.

A Kia ainda não confirmou qual ou quais versões teremos no Brasil. Mas julgando pelo alcance, tudo indica que seja a topo de linha GT, que estava presente durante a apresentação no deserto do Atacama. Ela vêm com bateria de 99,8 kWh e dois motores elétricos, um em cada eixo para garantir tração integral. A potência combinada é de 383 cv e 61,18 kgfm e o tempo de 0 a 100 km/h é de 6 s. 

Continua após a publicidade
Poltronas giram em até 180º
Poltronas giram em até 180º (Divulgação/Kia)

Esse é a mesma bateria oferecida na versão mais básica, Long Range, que tem apenas um motor e 203 cv. Como o nome sugere, ela foca em alcance, permitindo rodar até 541 km com apenas uma carga. A versão intermediária é a única com bateria de 76,1 kWh e entrega 218 cv com seu motor traseiro.

kia ev9
Haverá versões para seis ou sete passageiros (Divulgação/Kia)

Para segurança, o EV9 terá um pacote bem completo de assistentes de condução, com sensor de tráfego cruzado com prevenção de colisão, assistente de manutenção de faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. A Kia também afirma que o EV9 traz uma exclusiva tecnologia de estrutura de conexão do pilar B, que apresenta uma barreira de colisão estendida e uma sobreposição da soleira lateral, aumentando ainda mais a proteção não só para os ocupantes, como também para as baterias.

Já o painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6
Já o painel é uma variante mais luxuosa do usado no EV6 (RushLane/Reprodução)

Ainda sem preços, o Kia EV9 não demora a chegar, sendo confirmado para o primeiro semestre de 2024. Resta saber se ele chegará antes do seu irmão, EV6, ainda não deu indícios de seu lançamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.