Jeep Compass 2022: detalhes, itens de tecnologia e tudo que sabemos do SUV
Sem grandes mudanças por fora, SUV médio aposta em muita conectividade e nova motorização para manter hegemonia. Confira todos os detalhes
Sucesso absoluto entre os SUVs médios, o Jeep Compass passará por reestilização no Brasil em breve, a fim de manter o domínio na categoria diante da chegada dos Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Seu lançamento no Brasil acontece até junho, mas as principais novidades do novo Compass, especialmente no que diz respeito a sua evolução em tecnologia, podem ser conferidas em mercados onde o modelo já foi lançado.
Visual do Jeep Compass 2022
O Compass 2022 não muda tanto por fora. O para-choque é novo e pode ter a base pintada na cor da carroceria na versão S, a grade foi discretamente redesenhada e há opção dos novos faróis serem full-led, assim como as novas lanternas traseiras. Os faróis de neblina também são de leds e estão menores.
O SUV segue com possibilidade de pinturas em dois tons, com teto preto que contrasta até mesmo com o verde clássico da fabricante. Caso prefira, o comprador também pode optar por versão com teto solar panorâmico, já vendida no mercado chinês.
A mesma nova grade frontal tem alojada a câmera de assistência a estacionamento. No para-brisas, outra câmera que servirá para sistemas de direção autônoma, como piloto automático adaptativo, assistente de mudança e manutenção de faixa, reconhecimento de placas de trânsito e frenagem de emergência. Estes equipamentos também estarão no novo SUV da Fiat.
Equipamentos como partida sem chave, abertura elétrica da tampa do porta-malas, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva seguem presentes nas versões mais caras. Há opções de rodas de aro 17 e 18.
Centrais multimídia mais conectadas para o Compass 2022
Se para alguém que não acompanha o novo Compass pode até passar batido na rua, por dentro a história é completamente diferente. Isso porque SUV médio optou por transformações profundas em seu interior, apostando em tecnologia para melhorar a experiência de condução.
Por dentro, quase tudo é inédito. O painel tem linhas mais horizontais, com saídas de ar-condicionado mais estreitas. Além disso, há novas opções de centrais multimídias e que dão ótimas pistas de como será a novo SUV da Fiat, atualmente chamado Progetto 363.
Uma das principais mudanças é na central multimídia, que recebe duas opções: a primeira delas, da versão Sport, é igual à do 363, com tela de 8,4 polegadas, enquanto a maior traz display de 10,1 polegadas. Ambas as variantes contam com a nova interface Uconnect 5 e vêm com hardware Intel.
Avaliações dão conta que a navegação é muito mais fluida, eliminando a diferença de usabilidade gritante entre centrais automotivas e smartphones, por exemplo.
Falando em celulares (com o perdão do trocadilho), esses ocuparão papel de destaque no Compass, que terá suporte às versões sem fio de Android Auto e Apple CarPlay e carregamento por indução de 15W nas versões mais caras.
Haverá comunicação mútua entre carro e telefone: do aparelho será possível rastrear o novo Jeep Compass (com funções especiais em caso de roubo), manter controle detalhado de quilometragem, viagens feitas e consumo, e se informar em tempo real de dados como combustível, bateria e temperatura dos fluidos.
A Jeep prepara até mesmo uma “autoescola”, avaliando, via telemetria, dados de frenagem e esterçamento para avaliar a direção do condutor, com dicas de segurança e economia. O recurso de geofence também é previsto, dando ao proprietário a capacidade de designar uma região na qual o carro pode trafegar.
Esse serviço já foi brevemente anunciado ao Brasil e será batizado de Adventure Intelligence. Compatível até com smartwatches, o app também poderá definir alertas de velocidade e tempo de condução para prevenir fadiga.
Que a Stellantis trabalha junto à Amazon não é segredo, e o recém-lançado Jeep Wagoneer traz um pouco dessa integração. O Compass, entretanto, deverá aproveitar a parceria com a TIM também, oferecendo pacotes de dados ao hotspot Wi-Fi do carro mediante assinatura.
Também haverá bastante sintonia com a Amazon Alexa, que servirá de assistente de voz capaz até de controlar dispositivos conectados via nuvem, como acender as luzes de casa antes de chegar ou já ligar o ar-condicionado do quarto.
Painel de novidades do Jeep Compass 2022
Destaque à parte, o quadro de instrumentos do Compass terá três versões, começando com uma bem básica, de indicadores analógicos e tela de 3,5’’ para o computador de bordo, na versão Sport.
Versões Longitude e Limited, por sua vez, trarão somente indicadores digitais, numa tela de 7’’ (também presente no Progetto 363) enquanto as versões Trailhawk e S, de topo, terão um painel de instrumentos de 11,25 polegadas – maior do que a própria central multimídia.
Com resolução Full HD, o ‘painelzão’ terá até 12 configurações diferentes, permitindo ao motorista enxergar o que mais importa no contexto de sua viagem.
Interior
Com tantas novidades, é fácil esquecer de outros detalhes do novo Jeep Compass, que mudou alguns aspectos do acabamento interno e ampliou o uso de couro na cabine. Mas bancos e espaço interno são exatamente os mesmos de hoje.
O volante também mudou, e se você acha que já viu ele em algum lugar não está errado: é praticamente o mesmo volante do Progetto 363, apresentado na websérie que a Fiat promove para o lançamento do carro.
Em termos de segurança, os ocupantes são protegidos por seis airbags, incluindo laterais. Há controle de estabilidade, ABS e assistente de frenagem na chuva, que, em dias molhados, aplica leve pressão nos discos dianteiros periodicamente a fim de expulsar água dos freios.
O carro também se apoia no sistema anti-capotagem (ERM) e no Auto Hold, que acelera e freia por conta própria em engarrafamentos pesados. O Compass também oferece assistência para subidas e descidas íngremes.
Os motores do Jeep Compass 2022
Nada disso importa se o carro não sai do lugar, certo? De olho nisso, a Stellantis preparou um Compass ainda mais potente, mantendo opções flex e diesel.
A primeira delas usará o recém-apresentado motor 1.3 GSE Turbo (T4), com mais de 180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, números da versão a gasolina. Usando etanol, a potência deve chegar a 186 cv.
Com injeção direta, o T4 possui quatro válvulas por cilindro e deve entregar bom torque em baixas rotações. A Stellantis foi meticulosa e promete uma unidade de potência extremamente eficiente, sem equivalentes no Brasil (confira nossa análise completa).
Enquanto no exterior a versão diesel chega com os mesmos 173 cv de antes, o Brasil deverá receber um Compass diesel ‘anabolizado’, com motor 2.0 turbo e mais de 200 cv e 40 kgfm.
Para se adequar às normas de emissões nacionais, o site Autos Segredos cravou que a Jeep usaria concentrado de ureia (Arla 32) no tratamento das emissões. Curiosamente, o capotamento de um protótipo do novo Compass em Belo Horizonte permitiu a confirmação de que o tanque de ureia realmente existe e fica alojado atrás das rodas traseiras.
No caso do motor 1.3, o Compass fará como a picape Toro, usando câmbio automático de seis marchas. O diesel, por outro lado, virá com transmissão automática de nove velocidades atualizada. A tração integral só estará disponível nos modelos a diesel.
Preços e prazo de lançamento
Sem data oficial de lançamento no Brasil, o novo Compass chegará ao mercado nacional entre maio e junho, com chances de ser anunciado oficialmente pela Jeep no dia 5 de abril.
Além das versões de sempre, prevê-se a edição especial Limited 80th Anniversary, comemorando os 80 anos da marca americana. Nesta configuração o SUV receberá emblemas exclusivos nas portas e cabine, pintura inédita em verde tom-sobre-tom e acabamento em cinza nas rodas.
Os preços devem seguir os praticados hoje, mas com sensível reajuste. Desta forma, a versão de entrada Sport partiria dos R$ 140.000 e a Série S com motor turbodiesel passaria dos R$ 240.000.
Ficha técnica do novo Jeep Compass 2022
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1.332 cm³, 180 cv e 27,5 kgfm (gasolina) | turbodiesel, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.956 cm³; 16V, 203 cv*, 40 kgfm*
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira (flex) | automático, 9 marchas, tração dianteira ou integral (diesel)
- Suspensão: McPherson com braço inferior (dianteira), multilink com subchassi (traseira)
- Freios: discos (dianteira/traseira)
- Dimensões: comprimento, 440,5 cm; altura, 164,0 cm; largura, 181,8 cm; entre-eixos, 263,6 cm; tanque, 60 l
*Valores estimados
Fotos do Jeep Compass 2022
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.